CRMV-PR apoia evento sobre monitoramento da raiva em Curitiba

06/Dez/2017

O CRMV-PR participou na manhã desta quarta-feira (06), no auditório do Mercado Municipal, do evento “Monitoramento e Vigilância da Raiva no Município de Curitiba”, promovido pela Unidade de Vigilância de Zoonoses. A UVZ de Curitiba realiza o monitoramento constante de doenças zoonóticas de interesse na saúde pública, como a raiva, leptospirose, leishmaniose, febre amarela e esporotricose. Este ano em especial atenção aos quirópteros, pois até o momento foram identificados oito morcegos positivos laboratorialmente para o vírus da raiva, registrados nas regiões norte e centro-oeste da cidade.

O evento trouxe atualizações da situação da raiva no município de Curitiba e orientou os profissionais envolvidos quanto ao protocolo de atendimento antirrábico em animais e humanos, além de contribuições com informações epidemiológicas e o incentivo do debate interinstitucional sobre o controle dessa zoonose.

Leonardo Nápoli, secretário geral do CRMV-PR, destacou “a importância dos clínicos como principais sentinelas no monitoramento da raiva e colocou o Conselho Regional de Medicina Veterinária à disposição, de modo que essa situação seja abordada entre outras áreas, reforçando o conceito de Saúde Única”.