2. Artigos

Aniversário da Academia Paranaense de Medicina Veterinária

Publicado em: 26/04/2006 08:16 | Categoria: Geral

Artigo

No Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, aconteceu a solenidade de instalação da ACAPAMEVE, na noite de 26 de abril de 1999; portanto, estamos completando sete anos de atividades.

O conceito de Academia vem da antiga Grécia e se aplica ao local em que as letras, as artes e as ciências são cultivadas. Os acadêmicos, em conseqüência, são profissionais que se destacaram em sua atividade e o título é, sempre, vitalício, daí surgindo a denominação de imortais.

Os critérios para seleção de novos acadêmicos podem sofrer algumas variações, mas é habitual que seja feita uma análise minuciosa dos currículos dos candidatos e se procure considerar o benefício social resultante da atividade destes profissionais. O trabalho voltado para a coletividade e a projeção da profissão, fazendo-a respeitada e admirada pela sociedade são pontos importantes na difícil tarefa de seleção dos acadêmicos.

Por ocasião da solenidade de instalação da ACAPAMEVE tivemos a presença de um grande número de colegas membros da Academia Brasileira de Medicina Veterinária ( ABRAMVET ). Na manhã do dia 26 de abril de 1999, a ABRAMVET realizou, em Curitiba, uma sessão plenária e, à noite, os ilustres colegas da ABRAMVET prestigiaram a instalação da ACAPAMEVE e a posse dos dezessete Acadêmicos Titulares Fundadores. A presença maciça dos acadêmicos da ABRAMVET foi uma demonstração inequívoca de apoio à iniciativa paranaense de uma Academia estadual de Medicina Veterinária e nos ofereceu a oportunidade de convivência com alguns dos mais respeitados nomes da Veterinária nacional que estiveram conosco nesta data. Vieram a Curitiba colegas que se destacaram em diferentes áreas de atuação da Medicina Veterinária e autoridades como o Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, o Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Presidentes de Sociedades e de Conselhos Regionais, Presidentes dos Sindicatos e Diretores de Escolas de Veterinária.

Entre os propósitos da ACAPAMEVE estão a valorização da profissão, o incentivo às pesquisas de História da Medicina Veterinária e um programa homenageando quem colaborou para o desenvolvimento da Medicina Veterinária no Paraná.

Logo após a instalação da ACAPAMEVE foi eleita sua primeira Diretoria e, desde então, a Academia vem trabalhando para cumprir os desígnios propostos, procurando dignificar e destacar a contribuição dos Médicos Veterinários à sociedade. A Academia, durante estes sete anos, se empenhou para que nossos colegas tenham sempre presente a necessidade de pautar nossa atividade profissional dentro de princípios éticos e visando o benefício da sociedade.

Para melhor desenvolver suas atividades a ACAPAMEVE foi, gradativamente, completando seu quadro de Membros Titulares preenchendo suas trinta cadeiras – hoje temos quatro cadeiras vagas por óbito de seus primeiros ocupantes. Foram eleitos e empossados dois Acadêmicos Honorários - os colegas Orlando Pessuti e Paulo Moreira Borba, foram agraciados com a Comenda Ordem do Mérito Veterinário o Médico Veterinário Dr. Benedito Fortes de Arruda e o Professor Dr. Metry Bacila, temos um Membro Benemérito que é o Dr. Paulo Salamuni e contamos com dezoito Vultos Eméritos, reverenciando a memória de Médicos Veterinários cujo trabalho construiu a tradição da profissão em nosso Estado.

Nestes sete anos, através de sua Diretoria ou de seus Acadêmicos, a ACAPAMEVE esteve presente e participou ativamente de eventos marcantes da Medicina Veterinária.

Outra iniciativa a ser destacada foi a criação do Museu de Medicina Veterinária do Paraná onde estão sendo reunidas peças que podem contribuir para a reconstituição da trajetória de nossa profissão.

Para não esquecermos o compromisso com o futuro, a ACAPAMEVE oferece o prêmio “Doutor Marcos Augusto Enrietti” aos formandos de Medicina Veterinária no Estado do Paraná com a melhor classificação dentro de sua respectiva turma. Este prêmio incentiva nossos jovens colegas e reverencia a memória de um dos grandes nomes da Medicina Veterinária paranaense.

Acreditamos que este conjunto de atividades vem demonstrando que os Acadêmicos procuram dar sua contribuição para a História da Medicina Veterinária e para sua projeção futura como profissionais essenciais para a saúde e o bem estar do homem e dos animais.

* Por Clotilde de Lourdes Branco Germiniani é Médica Veterinária, Professora Titular (Aposentada) da UFPR, Membro do Centro de Letras do Paraná, da Academia Paranaense de Medicina Veterinária, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e da Academia Brasileira de Medicina Veterinária.