1. Home
  2. Nossa história

Nossa história

 

O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária foram criados pela Lei 5.517, de 23 de outubro de 1968, que regulamentou a profissão do médico veterinário.

Um ano após a publicação, em 1969, nasce o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) nas dependências da Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária. A eleição para a primeira diretoria do Conselho foi realizada no dia 9 de setembro daquele ano, com vitória do médico veterinário José Quirino dos Santos, o primeiro presidente eleito do CRMV-PR.

Com o objetivo de elaborar um anteprojeto de Regimento Interno, solicitação esta do Conselho Federal (CFMV), realizou-se a primeira reunião ordinária com os membros da diretoria no dia 31 de outubro de 1969. Através da Resolução CFMV nº 383, de 18 de outubro de 1982, o Regimento Interno da instituição foi aprovado, sendo designado pela sigla CRMV-3, com sede e foro em Curitiba e jurisdição no Paraná.

Nessa época a aquisição de uma Sede própria começou a ser debatida; o ideal seria conquistado nove mais tarde, em 1978. A primeira sede própria do CRMV-PR foi adquirida na gestão 1975/1978, do médico veterinário José Daniel Van Der Broocke Filho, com o apoio financeiro do Incra. Localizava-se na Rua Brasílio Itiberê, 356, no bairro Capanema (atual Jardim Botânico), em Curitiba. A inauguração, dia 23 de junho, reuniu diversas autoridades e representantes da classe.

Sede atual

A Sede atual do CRMV-PR, localizada na Rua Fernandes de Barros, 685, no Alto da XV, foi inaugurada em 9 de setembro de 2002 e está em pleno funcionamento desde abril de 2003. A análise do ambiente e as reformas foram acompanhadas e orientadas por toda a diretoria, atendendo às necessidades de cada setor e dos profissionais e empresários que por ela transitam.

Unidades Regionais de Atendimento

O CRMV-PR conta também com nove Unidades Regionais de Atendimento (URAs), onde é possível realizar todos os procedimentos administrativos oferecidos pela Autarquia. As URAs estão situadas em Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco e Ponta Grossa.          

Top