Ministro da Agricultura admite falha de fiscalização no leite

Publicado em: 08/11/2007 09:23 | Categoria: Geral

O engenheiro Químico, Pedro Renato Borges, principal suspeito de ser o responsável pela fórmula de adulteração de leite descoberta pela Polícia Federal, negou as acusações em entrevista exibida neste domingo no programa Fantástico, da TV Globo. A entrevista foi concedida cinco dias após a libertação do acusado. Todos os 27 presos pela operação Ouro Branco, deflagrada pela PF no final de outubro já foram liberados.

Segundo Stephanes, são realizadas todos os dias 10 mil análises do leite produzido no país. E afirmou que o ministério reforçando a fiscalização nas empresas que recebem o leite, e não apenas nas cooperativas. “Elas [as empresas] são obrigadas a terem o seu responsável técnico, que tem que atestar efetivamente a qualidade do leite tanto na entrada quanto na saída para o consumidor”.

O ministro afirmou que a adulteração do leite com substâncias como soda cáustica e água oxigenada representa um desvio “criminoso”, mas reforçou o potencial brasileiro inclusive para atender ao mercado internacional de lácteos. “Não vejo aonde este fato isolado vai prejudicar o relacionamento com os consumidores internacionais”. Para Stephanes, o cidadão pode ficar tranqüilo em relação ao consumo do leite produzido no país. E lembrou que tanto o ministério como a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) têm uma boa estrutura de fiscalização. “Como nós estamos trabalhando de forma integrada, o consumidor pode ter a garantia de que terá um bom leite”.

Fonte: Agência Brasil / Globo Online