1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Estudo britânico avalia presença e risco de salmonelas em aves silvestres


Publicado em: 01/02/2008 09:30 | Categoria: Geral

 



Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Liverpool (noroeste da Inglaterra) e que acaba de ser publicado no Reino Unido também aponta nessa direção. No trabalho, os técnicos de Liverpool observam que serovares de Salmonella podem ser isolados de aves silvestres, daí a conclusão de que estas também poderiam estar influenciando a epidemiologia da salmonelose humana e animal.

Mas como essa é uma tese já conhecida, o principal objetivo do estudo foi levantar a epidemiologia molecular das infecções por S. Entérica (a pesquisa envolveu aves silvestres do norte da Inglaterra) e, em especial, determinar se o material isolado tem alguma similaridade com aquele associado a doenças animais ou humanas.

No estudo, foram avaliados 32 isolados de S. entérica, dos quais 29 pertenciam ao serovar typhimurium (S. typhimurium), um ao S. newport e um ao S. senftenberger. Um dos isolados não pode ser classificado pela sorotipagem.

Embora exames mais aprofundados tenham demonstrado que a morte de aves silvestres associada com salmonelose era ocasionada por serovares intimamente relacionados ao S. typhimurium, a conclusão foi a de que os isolados obtidos na pesquisa não representam um grande risco zoonótico.


Fonte: Avi Site

Galeria

Voltar
Top