Geral
Secretaria do Ambiente retira 70 porcos de margem de lagoa
Os dejetos dos suínos eram despejados ‘in natura’ na lagoa, aumentando a contaminação de suas águas, já degradadas por despejo de esgoto. Além disso, os suínos, mantidos sem as mínimas condições de higiene, eram abatidos no local e sua carne vendida para restaurantes da Barra da Tijuca.
“Os proprietários abatem esses porcos no próprio chiqueiro, mantido à beira da lagoa, e jogam suas vísceras na água, sujando ainda mais a lagoa. Além disso, são comercializados para restaurantes da Barra da Tijuca. Nós notificamos os proprietários desses chiqueiros no início de dezembro para a retirada total dos animais. O prazo expirou em janeiro e, mesmo assim, os porcos continuavam no local. Agora, eles foram apreendidos e os chiqueiros, destruídos. E a área será transformada em uma opção de lazer para a comunidade, pois aqui será construído um campo de futebol”, afirmou o secretário.
Um caminhão do Batalhão de Polícia Rodoviária da PM transportou os suínos para o curral Itambi, em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, onde serão submetidos a exames veterinários. Os proprietários dos chiqueiros responderão por crime ambiental.
Fonte: G1