Pesquisa na Amazônia subsidiará política para consumo de jacaré e quelônio

Publicado em: 14/04/2010 12:55 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Foto: Fiocruz

Identificar organismos patogênicos nas carnes de jacarés e quelônios na região da Amazônia Central, de forma a subsidiar a elaboração de políticas públicas para a criação de um limite de micro-organismos presentes nas carnes, e implantar uma cadeia produtiva desses animais são alguns dos objetivos do trabalho desenvolvido pelo aluno de iniciação científica da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Rafael Ferreira Coimbra, orientado pela pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental Adriana Sotero. O Brasil não dispõe de políticas para o consumo das carnes de jacarés e quelônios.

Avaliação da contaminação bacteriológica das carnes de jacarés e quelônios da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus, na Amazônia Central, é o título do trabalho elaborado por Rafael. O estudo faz parte de uma pesquisa maior, desenvolvida pela unidade da Fiocruz no Amazonas, em parceria com a Universidade Federal da Amazônia, cujo objetivo é tornar a região mais sustentável. De acordo com Coimbra, que é bolsista Faperj, o trabalho é feito com base na legislação de pescado, tendo em vista que não há políticas específicas para a identificação de organismos patogênicos para a carne desses animais.

"Queremos ter uma matriz para compararmos as carnes bovinas, suínas, de pescado, jacaré e quelônios. Estamos trabalhando para determinar um limite de micro-organismos que possam estar presentes nessas duas últimas carnes, de forma a tornar o consumo humano mais seguro. Com a criação dessas leis, é possível distribuí-las para todo o país e até mesmo exportá-las com mais segurança. Na Amazônia, por exemplo, as pessoas salgam a carne de forma errada. Elas podem ficar doentes com isso, além de terem despesas para ir até um centro médico. Portanto, o trabalho também pretende ensinar técnicas para o melhor consumo."

A pesquisa está em andamento, mas de acordo com Coimbra a análise feita com base na legislação do pescado congelado e refrigerado indicou uma boa qualidade da carne. "Os limites determinados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para Staphylococcus aureus e coliformes totais são de mil unidades formadoras de colônia por grama (UFC/g). E, em relação a salmonelas, é sua total ausência. Avaliamos as carnes de 92 jacarés em três coletas e verificamos que, de acordo com a atual legislação, não havia contaminação quando os analistas utilizaram as formas corretas de manuseio e os equipamentos de proteção individual adequados".

Coimbra é coorientado pelo pesquisador da Universidade Federal da Amazônia Ronis Da Silveira, que há 11 anos estuda os jacarés em Anavilhanas (próximo a Manaus) e na Reserva Mamirauá. O bolsista afirma que o estudo também busca a melhor forma de equilibrar as enormes populações de jacarés presentes na região. "Em condições favoráveis, os jacarés se reproduzem rápido, e há realmente um surto dessa população na região. Nosso estudo pretende dar base para o consumo ideal, a melhor forma de abatê-los, além de que iremos analisar seus ossos para saber a idade desses animais. A partir da avaliação, poderemos recomendar a melhor época para abate, a idade mais recomendada. Enfim, queremos determinar essas estratégias para que as populações que vivem nessas áreas possam estar protegidas, assim como os próprios animais".

Fonte: Fundação Oswaldo Cruz