Diretores e conselheiros visitam CPPI

Publicado em: 16/04/2010 11:19 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Clique na imagem para ver a cobertura completa.

O Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), órgão ligado à Secretaria Estadual da Saúde, recebeu a visita de diretores e conselheiros do CRMV-PR, nesta quinta-feira, dia 15. Convidados pelo diretor-geral do Centro, médico veterinário Rubens Gusso, os membros do Conselho conheceram a estrutura e os processos de pesquisa e produção de soros e antígenos.

Criado em 1987, o CPPI é localizado em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. É reconhecido nacionalmente por desenvolver antígenos e insumos para auxílio diagnóstico e produzir venenos-padrão de animais peçonhentos. Entre os produtos desenvolvidos estão os antígenos de Montenegro (para diagnóstico da Leishmaniose), de Mitsuda e Fosfato de Histamina (ambos para diagnóstico da hanseníase), Antígeno para Cisticercose, Eriteste (indicador biológico para processos de esterilização a vapor) e Soros para Animais Peçonhentos, como a Aranha Marrom.

Segundo dados do Centro, em 2009 foram produzidos mais de 62 mil doses de soros e antígenos, o que representa um crescimento de cerca de 380% quando comparado a 2003. “A produção de imunobiológicos é destinada ao fornecimento de unidades de saúde municipais, estaduais e federais como o Ministério da Saúde, Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), laboratórios de hospitais universitários, Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti, entre outros órgãos parceiros como o Instituto Butantan, Tecpar, UFPR e Fiocruz”, afirmou Rubens Gusso.

Além de Gusso, acompanharam a visita os médicos veterinários do CPPI: João Carlos Minozzo, Paulo Guerra e Valter da Silva Queiroz.