CNRMV se reúne com Ministério da Saúde sobre Residência Multiprofissional

Publicado em: 14/05/2010 12:45 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Com objetivo de procurar esclarecimentos sobre a Residência Multiprofissional na Saúde, especificamente sobre a participação da Medicina Veterinária, representantes da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) se reuniram com o Coordenador Geral do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Sigisfredo Luis Brenelli, do Ministério da Saúde. A reunião ocorreu no dia 4 de maio, em Brasília, DF.

O Presidente da CNRMV, Eduardo Harry Birgel, explicou que a inclusão de profissões na Residência Multiprofissional da Saúde ocorre por meio de editais, nos quais se especificam as ações, articuladas junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), a serem contempladas nos programas. Atualmente, a Medicina Veterinária não está inserida nesse contexto, pois nenhum dos Programas de Residência em Medicina Veterinária avaliados e reconhecidos pela CNRMV do CFMV apresenta vinculação ao SUS do Ministério da Saúde. Birgel também aproveitou o encontro para enfatizar a importância do reconhecimento da Residência Uniprofissional de Medicina Veterinária tanto pelo Ministérios da Saúde como e, principalmente, pelo Ministério da Educação.

Evento

A CNRMV também discutiu, em sua reunião interna realizada de 3 a 5 de maio, os detalhes finais da programação para o II Seminário Brasileiro de Residência em Medicina Veterinária que será realizado em agosto, na capital paulista. O evento debaterá a qualificação de preceptoria e plano de atividades dos orientadores dos Médicos Veterinários Residentes; processo de reconhecimento de Programas de Residência em Medicina Veterinária; a Residência Multiprofissional em Saúde entre outros importantes temas.

Participaram da reunião da CNRMV, o Presidente, Eduardo Harry Birgel e os membros Antonio José de Araújo Aguiar, Benedito Dias de Oliveira Filho, Carlos Marcos Barcellos de Oliveira, Fábio Fernando Ribeiro Manhoso, Fernando Leandro dos Santos e Luís Cláudio Lopes Correia da Silva.

Fonte: Assessoria de Comunicação CFMV