1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Dia Mundial do Leite - 1º de junho


Publicado em: 01/06/2018 09:37 | Categoria: Geral

 


No dia 1° de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite, data criada em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) com o objetivo de incentivar o consumo de leite e seus derivados à população mundial.

No Brasil, o produto desempenha um papel essencial para o agronegócio: a produção é de aproximadamente 33,6 bilhões de litros por ano, com produtividade média de 1.709 litros por vaca/ano. E o Paraná é um dos grandes destaques da área, sendo o segundo maior produtor nacional e tendo a maior bacia leiteira do país. Castro e Carambeí são a primeira e terceira maiores produtoras de leite do Brasil, produzindo juntas em média 405 milhões de litros/ano.

Para que esses números sejam possíveis, o trabalho de médicos veterinários e zootecnistas é fundamental. As atividades desenvolvidas são inúmeras: desde a coordenação dos sistemas de produção, melhoramento genético, nutrição dos animais, sanidade do rebanho e até a inspeção e fiscalização dos alimentos lácteos produzidos.

Então, lembre-se: o leite, o queijo, o iogurte e todos os derivados de leite que você consome com frequência passaram pelas mãos destes profissionais!

 

Galeria

Voltar
Top