Continuidade da greve coloca em risco o bem-estar animal e a saúde pública

Publicado em: 30/05/2018 14:05 | Categoria: Geral

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) vem por meio desta expressar sua preocupação com os reflexos da greve dos caminhoneiros no bem-estar dos animais, na saúde pública e na segurança alimentar da população brasileira.

Milhares de animais morreram devido às condições extremas a que foram submetidas nestes 10 dias de paralisação. Com fome e sem ração, estão praticando atos de canibalismo e sendo expostos a sofrimento injustificável.

Além dos impactos diretos na qualidade de vida destes animais, a continuidade da greve gerará prejuízos ambientais e de saúde pública imensuráveis. Com o aumento da mortalidade e logística precária, o descarte adequado das carcaças está impossibilitado, trazendo um risco de epidemias e de contaminação do solo.

Deve-se levar em conta, ainda, a preocupação com a inocuidade dos produtos de origem animal colocados à venda no varejo, tendo em vista que seu correto armazenamento durante o transporte foi prejudicado neste período.

A Autarquia, como representante dos médicos veterinários e zootecnistas do Estado do Paraná, e ciente de sua responsabilidade em prezar pela saúde e segurança dos animais, dos seres humanos e do meio ambiente, manifesta sua preocupação diante à possível continuidade da paralisação. Neste momento, espera-se que prevaleça o bom senso dos governantes das esferas federal e estadual e dos líderes do movimento para que a situação não se agrave.