3. Educação
Educação

Sistema CFMV/CRMVs discute importância da Acreditação para cursos de Veterinária

Publicado em: 31/07/2018 09:30 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Educação

O Sistema CFMV/CRMVs realizou nesta segunda-feira (30), em Brasília, o Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação da Medicina Veterinária. Durante o encontro foi lançado o edital para o segundo ciclo de Acreditação do CFMV e discutida sua importância para comprovar os padrões de qualidade das Instituições de Ensino.

O CRMV-PR esteve representado pelo presidente Rodrigo Mira, a vice-presidente Nilva Mascarenhas, o secretário-geral Leonardo Nápoli, e o presidente da CEEMV, Eros de Sousa. O médico veterinário paranaense Masahiko Ohi, que integra a Comissão Nacional de Educação na Medicina Veterinária, também participou.

“O Fórum abordou a importância da Acreditação como chancela de excelência para os cursos de medicina veterinária. Outro assunto exaustivamente tratado foi a reprovação do EaD, porém com clareza em relação às limitações legais dos Conselhos para agir neste sentido”, ressalta Sousa. De acordo com Eros, a compilação dos temas sugeridos na reunião servirá de subsídio para o Seminário Nacional de Ensino, que acontece anualmente.

Acreditação

A Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária é um selo oferecido pelo CFMV às Instituições de Ensino que buscam uma chancela de excelência baseada em critérios da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e órgãos acreditadores norte-americanos e europeus. O selo é entregue à instituição após avaliação in loco pela Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV e relatório aprovado pela Plenária do Conselho Federal.

O processo é voluntário e não substitui o reconhecimento já realizado pelo Ministério da Educação (MEC). As Instituições de Ensino que desejam participar do processo devem se inscrever no segundo ciclo de acreditação, que será realizado a partir de agosto; o edital será divulgado nos próximos dias.

Saiba mais sobre a Acreditação: http://acreditacao.cfmv.gov.br