1. Home
  2. Notícias
  3. Educação
Educação

Aberto edital para o 2º ciclo de Acreditação dos cursos de Medicina Veterinária


Publicado em: 02/08/2018 15:27 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Educação

 


O CFMV publicou nesta quinta-feira (02) o edital para o 2º ciclo de acreditação dos cursos de graduação em Medicina Veterinária. O processo é gratuito e garante a cinco Instituições de Ensino inscritas a oportunidade de serem avaliadas pela comissão do CFMV para receber o Selo de Acreditação.

A Instituição que possui o Selo afere a qualidade do seu curso em critérios aceitos internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e órgãos acreditadores norte-americanos e europeus. A acreditação, no entanto, não substitui o reconhecimento conferido pelo Ministério da Educação (MEC).

Como se inscrever

As inscrições ficam abertas até o dia 29 de setembro. Para participar, a Instituição de Ensino deve preencher o formulário de inscrição e o termo de compromisso de participação voluntária, além de anexar os documentos exigidos dispostos no edital.

Quem pode participar

Podem participar as Instituições de Ensino que cumprirem os seguintes requisitos:

- possuir curso de Medicina Veterinária autorizado há no mínimo 10 anos;

- for reconhecido conforme exigências legais;

- oferecer curso de Medicina Veterinária exclusivamente no período diurno;

- enviar o Relatório da Autoavaliação do curso, incluindo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);

- cumprir o disposto na Resolução CFMV nº 746/2003 sobre a designação de responsável técnico nos cursos de medicina veterinária por parte das instituições de ensino;

- cumprir o disposto no artigo 6º inciso II da Resolução CFMV nº 1.154/2017 sobre constituir e capacitar um comitê de condução da adequação do curso aos requisitos da acreditação.

Como funciona

Dos cursos inscritos, cinco serão selecionados com base nos critérios explicitados no edital. Após selecionados, os cursos serão avaliados in loco pela Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária – CNEMV, a qual enviará posteriormente um relatório da avaliação para aprovação da Plenária do CFMV.

Sendo o relatório aprovado, a Instituição de Ensino receberá um dos selos:

- “Acreditado” – com validade de três anos, se obtiver conceito máximo em pelo menos 80% dos indicadores;

- “Acreditado com Excelência” - com validade de cinco anos, se obtiver conceito máximo em pelo menos 90% dos indicadores.

Mais informações: http://acreditacao.cfmv.gov.br


Voltar
Top