Zootecnistas paranaenses são homenageados pelo CRMV-PR por sua atuação

Publicado em: 02/09/2019 11:20 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Geral

O Prêmio Destaque Zootecnista 2019, entregue na última sexta-feira (30), em Londrina, reconhece o esforço e o empenho dos zootecnistas paranaenses que se dedicam diariamente na “conservação dos recursos naturais, da segurança alimentar, da sustentabilidade da produção animal, do bem-estar da humanidade e dos animais, com visão humanística”, assim descrito no juramento do zootecnista.

Em 2019, os zootecnistas de destaque são Antônio Chaker El Memari Neto (empreendedor), Leandro das Dores Ferreira da Silva (educação), Carlos Eduardo Vercesi (extensionista), Cloves Cabreira Jobim (pesquisador), Francisco Fernandes Júnior (comercial) e Maria Iraclézia de Araújo (empresarial).

Na categoria educação, Silva define a zootecnia como a “ciência e a arte de cuidar dos animais”. Dedicando grande parte da vida à formação de jovens, o professor se sente lisonjeado com a homenagem e a premiação. Ele diz ainda que ficou surpreso com a indicação do prêmio: “estou apenas cumprindo com o meu dever enquanto docente”.

Jobim também construiu a carreira dentro da academia. Para ele, receber o prêmio tem um significado muito importante para o avanço da pesquisa no país. “Uma honraria muito importante dentro das pesquisas de pastagem que nós desenvolvemos na universidade, tendo um impacto importante para o setor produtivo”.

A empresária Maria Iraclézia de Araújo sempre se dedicou ao agronegócio. O contexto familiar explica o encanto pela propriedade rural, onde o pai trabalhava com algodão, milho e feijão. Maria é reconhecida pelos trabalhos que desenvolve com a comunidade, arrecadando alimentos para entidades sociais. “O Prêmio Destaque de Zootecnia é um prêmio importante. Recebi muitos outros títulos e homenagens, mas este é singular, porque é um reconhecimento à minha atuação profissional como zootecnista”.

Ela recorda ainda que, há alguns anos, quando se falava em zootecnia “parecia ser uma profissão que estava aquém das outras, como agronomia e veterinária, e hoje a gente atua no mesmo nível e grau de reconhecimento”. Aos futuros zootecnistas, ela deixa uma mensagem de motivação: “por mais que a tecnologia avance, o conhecimento nunca será substituído. A gente precisa do conhecimento para desenvolver a tecnologia. Estudar e evoluir sempre é essencial para uma carreira sólida e que contribua para o crescimento e desenvolvimento da área, nunca esquecendo os princípios éticos, profissionais e o respeito ao próximo”, finaliza.

O empreendedor Neto dedica mais de 20 anos ao agronegócio, onde encontrou a oportunidade de ser um agente de transformação. “A gente nunca trabalha buscando por reconhecimento, mas quando acontece é muito marcante, é forte. Me sinto horado com esse reconhecimento. O êxito da nossa empresa não é de uma única pessoa, mas de uma equipe, composta por 60 pessoas”. Para ele, o prêmio incentiva a continuar a fazer mais e sente que está no caminho certo. “Nunca tivemos tanta oportunidade de mudança, só depende de nós”.

Para o extensionista Vercesi, o prêmio significa “a colheita de um fruto que a gente plantou, fiquei lisonjeado pela lembrança”. Se dedicar à agropecuária permite, para Vercesi, “honrar a zootecnia”, uma profissão que contribui para o desenvolvimento do país. Ele descreve esse momento como um marco histórico, principalmente agora que se aposentou e abriu o próprio negócio.

O zootecnista Francisco Fernandes Júnior sente orgulho e gratidão por ter sido indicado ao prêmio Destaque Zootecnista, na categoria comercial. "Sou um apaixonado pela minha profissão. A zootecnia me permitiu unir o âmbito acadêmico ao campo e empresas. E lembrando agora das tantas viagens, consultorias e pessoas maravilhosas com quem trabalhei e me inspiraram, me vem um sentimento de orgulho e gratidão por essa premiação. "

Vencedores do Prêmio Destaque Zootecnista 2019

Antonio Chaker El Memari Neto - Destaque Empreendedor