1. Home
  2. Notícias
  3. Eventos
Eventos

Pato Branco e Francisco Beltrão reúnem 146 participantes no circuito de enfrentamento da esporotricose


Publicado em: 12/06/2023 13:30 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Eventos

 


No mês de junho, o Circuito de Treinamento para o Enfrentamento da Esporotricose em Estabelecimentos Médico-Veterinários do Paraná chegou em Pato Branco (6/6) e em Francisco Beltrão (7/6). Ao todo, os encontros reuniram 146 participantes entre médicos-veterinários, profissionais da saúde, acadêmicos e docentes da Medicina Veterinária.

Pato Branco

"A esporotricose é uma doença preocupante, está na lista das doenças de notificação compulsória assim como a tuberculose e hanseníase, vistas como problemas de saúde pública e de longa duração. É uma zoonose transmitida de animal para humano e do humano para animal, que exige atenção em nosso cotidiano em qualquer sinal de problema na pele. Parabenizo o CRMV-PR pela iniciativa e espero que possam dar sequência com essas capacitações para demais doenças e zoonoses emergentes envolvendo o profissional com a comunidade", destacou Rodrigo Bertol, chefe da Divisão de Vigilância Sanitária em Pato Branco.

Francisco Beltrão

Na abertura do evento, em Francisco Beltrão, estiveram presentes o prefeito em exercício Antônio Pedron, a secretária municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Ana Paula Nesi Tortelli e o secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin.

“Eventos como os realizados pelo CRMV em nossa região nos conduz a elevar o grau de atenção à saúde animal e humana e incita o desenvolvimento de frentes de atuação e combate a doenças que podem estar sendo subdiagnosticadas na região”, destacou o médico-veterinário Everton Leonardi, responsável Técnico do Centro de Apoio ao Controle de Zoonoses e Bem-estar Animal do Francisco Beltrão.

Em julho, o circuito já está programado para ocorrer em São José dos Pinhais (18), Campo Largo (19) e Curitiba (20). Em breve, mais informações serão divulgadas nos canais de comunicação do CRMV-PR.

 


Voltar
Top