1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Paraná registra segundo caso de gripe aviária em ave silvestre


Publicado em: 27/06/2023 13:00 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Geral

 


Saiba o que fazer em caso de suspeita para conter a propagação da Influenza Aviária

Dois casos de gripe aviária (H5N1) foram confirmados, ambos em aves silvestres da espécie Trinta-Réis-Real (Thalesseus maximus), no Litoral do Paraná. O primeiro, na cidade de Antonina, foi confirmado na última sexta-feira (23). O segundo foi confirmado no dia 26 de junho em Pontal do Paraná, informa Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).   
 
O Paraná foi o sexto estado brasileiro a detectar a IAAP até a presente data, tendo sido confirmada em aves silvestres nos estados de Espírito Santo (26 focos), Rio de Janeiro (13 focos), Rio Grande do Sul (1 foco), São Paulo (3 focos), e Bahia (3 focos), totalizando 48 focos em todo país. 

Confira o mapa em tempo real das Investigações de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves realizadas pelo Serviço Veterinário Oficial, disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): https://mapa-indicadores.agricultura.gov.br/publico/extensions/SRN/SRN.html

Com objetivo de alertar, orientar e conter o avanço da doença, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) reforça as orientações sobre o que fazer em casos de suspeitas de Influenza Aviária:
 
Notificação de suspeita de casos

Todas as suspeitas de Influenza Aviária, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves, devem ser notificadas imediatamente à Adapar.
 
A notificação pode ser realizada pessoalmente nas Unidades Regionais de Sanidade Agropecuária - URS da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - ADAPAR (confira os endereços e telefones aqui) ou no site da Adapar por meio da plataforma e-Sisbravet. 

Se mantenha atualizado

Estar bem informado e adotar as medidas adequadas é fundamental para conter o avanço da propagação da Influenza Aviária. 

Saiba mais sobre o assunto na Nota Técnica Sedest/IAT 01/2023. 


Voltar
Top