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Eleição

Até dia 13 de julho é possível justificar ausência de voto no segundo turno


Publicado em: 07/07/2023 14:42 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Eleição

 


A justificativa de ausência de voto pode ser realizada em até 10 (dez) dias úteis após a realização da eleição, ou seja, considerando o segundo turno a justificativa é permitida até dia 13/07/23.

Conforme o § 3º da Resolução Nº 1298, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2019, justificam ausência ao pleito eleitoral:

I - morte em família até segundo grau de parentesco, no interregno de sete dias anteriores a contar da eleição, inclusive;

II - emergência médica afetando o profissional, cônjuge, pais ou filhos, tais como partos, cirurgias ou doenças que impliquem em internações ou cuidados médicos intensivos;

III - privação de liberdade;

IV - sinistro natural ou sanitário, na área de jurisdição do CRMV ou de residência do profissional;

V - convocação judicial para data coincidente com todo o horário destinado à votação;

VI - viagem para fora do domicílio do profissional, convocada após prazo hábil para envio do voto por correspondência, desde que o deslocamento se inicie ou finalize em horário incompatível para o exercício do voto;

VII - acidente afetando o profissional, cônjuge, pais ou filhos, com gravidade tal que comprometa o seu comparecimento ao pleito;

VIII – atividade profissional que impeça o eleitor de se afastar do local de trabalho e, para os casos de voto online, desde que haja prova de impossibilidade de acesso à rede mundial de computadores.
 

Confira o passo a passo e saiba como proceder neste caso:  

1. Acesse ao SEI (Sistema Eletrônico de Informação)

Caso não seja cadastradofaça o seu cadastro aqui.

Caso já esteja cadastradoentre aqui com seu login e senha.

Se ainda tiver dúvida, consulte aqui o manual do SEI.

 

2. No menu do lado esquerdo da tela, entre na aba “Peticionamento”, depois em “Processo Novo”.

3. No tipo de processo, selecione * Justificativa Eleitoral

 

4. No Formulário de Peticionamento, preencha o campo "Especificação", com o nome completo do profissional.

5. No documento principal, clique para editar o conteúdo, que abrirá em uma nova janela. Preencha-o e ao finalizar clicar no botão “Salvar” no canto superior esquerdo e fechar a janela do formulário.

6. Anexe ao menos um documento, com a documentação comprobatória.

  • Clique em “Escolher arquivo” e escolha o documento.
  • Escolha o tipo de documento
  • Preencha o complemento do tipo de documento
  • Selecione Nato-digital
  • Clique em adicionar.

7. Após preencher todos os campos e revisar o processo, clique em "Peticionar" para finalizar sua solicitação.

8. Para concluir seu peticionamento, preencha o "Cargo/função" e insira a "Senha" do SEI para registrar sua assinatura.

Após todas as etapas concluídas, você poderá acompanhar o processo conforme mostra a página abaixo.


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