1. Home
  2. Notícias

CFMV participa da criação do Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos


Publicado em: 11/07/2023 14:18 | Fonte/Agência: CFMV

 


Dados do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) revelam que o Brasil possui cerca de 55 milhões de cães e 24 milhões de gatos, o que corresponde a mais de 56% do total de animais de estimação do país. E esses números tendem a crescer e chegar a 100 milhões de animais até 2030.

O aumento do número desses pets pode levar ao abandono, maus-tratos, disseminação de doenças e impactos ao meio ambiente. Mas como contornar essa situação? O assunto foi discutido entre representantes de instituições, poderes públicos, parlamentares, gestores, sociedade civil, pesquisadores e conselhos profissionais, na sexta feira (07/07), no MMA. A chefe de gabinete da presidência do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Erivânia Camelo, participou do primeiro dos quatro encontros, que devem culminar numa proposta conjunta de um Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, inédito no país.

CFMV participa da criação do Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos

Reunião no MMA, em 07 de julho.

O documento final será apresentado em 31 de julho, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, num seminário público online, transmitido pela plataforma Zoom. O objetivo do evento gratuito é apresentar os resultados do debate técnico à sociedade e ouvir os principais especialistas para consolidação de um plano nacional.

Quer participar? Acesse o link e faça sua inscrição: https://www.sympla.com.br/seminario-do-programa-nacional-de-manejo-populacional-etico-de-caes-e-gatos__2056484 .

Todo esse trabalho está sob a coordenação da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do MMA.

Vote na Política Nacional de Controle Populacional de Cães e Gatos para receber o orçamento do Governo Federal

O Governo Federal quer saber as prioridades do povo para o Orçamento Federal, para isso, deu início a uma consulta pública onde a população pode votar (até 14 de julho) e ajudar a definir a alocação de recursos da União. Faça a sua parte! Clique aqui e escolha a Política Nacional de Controle Populacional de Cães e Gatos para receber parte da verba do Governo Federal.


Voltar
Top