1. Home
  2. Notícias
  3. Eventos
Eventos

CRMV-PR treina mais de 1,9 mil médicos-veterinários, acadêmicos e profissionais da saúde para combater a esporotricose


Publicado em: 25/07/2023 15:25 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Eventos

 


O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) concluiu no dia 20 de julho, em Curitiba, o Circuito de Treinamento para o Enfrentamento da Esporotricose nos Estabelecimentos Médico-Veterinários do Paraná. Nos dias 18 e 19, os municípios de São José dos Pinhais e Campo Largo receberam o treinamento, que, desde janeiro, alcançou 1.961 participantes de 15 municípios do estado. 

O objetivo da iniciativa foi conscientizar e orientar os médicos-veterinários acerca do seu papel no enfrentamento da esporotricose e teve também a participação de acadêmicos e outros profissionais da saúde. O encerramento ocorreu na capital paranaense, de onde foi realizada a transmissão ao vivo para todo o Brasil (assista aqui).

A capacitação contou com o apoio das prefeituras, da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa-PR) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e abordou informações sobre a situação da esporotricose em cada município, a responsabilidade judicial e administrativa do médico-veterinário, a notificação obrigatória no Paraná, sobre os aspectos clínicos, a epidemiologia, o diagnóstico e o tratamento da enfermidade. Além disso, os participantes tiveram acesso ao estudo de caso do serviço de saúde única no enfrentamento da esporotricose animal no Rio de Janeiro.

Marco histórico 

"O circuito de enfrentamento da esporotricose é o resultado dos esforços integrados e constantes para fortalecer os princípios da saúde única no estado, durante os seis últimos anos, pois a doença transpassa questões das saúdes ambiental, animal e humana. Ele é fruto da união das esferas federal, estadual e municipal, com contribuições como a da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC), que demonstrou essa preocupação em sensibilizar, informar e fortalecer os clínicos de pequenos animais, bem como outros profissionais da saúde que atuam nesse processo. Sem dúvida, é um marco que deixamos para o Paraná", destacou o médico-veterinário Leonardo Nápoli, secretário-geral do CRMV-PR.

São José dos Pinhais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Na imagem acima: Mesa de abertura com a particopação do presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Allax Siqueira

Crédito das imagens: CMSJP/Divulgação

Em São José dos Pinhais, o evento ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença na mesa de abertura do presidente da casa, Allax Siqueira, que incentivou o uso do espaço para promover o diálogo, a reflexão e a busca de soluções para o tema, que tanto impacta os animais e a sociedade. 

Ao todo, estiveram presentes 83 participantes, entre profissionais e acadêmicos. 

No circuito de palestras, o médico-veterinário Haroldo Greca, que atua na Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, alertou sobre a expansão da esporotricose no município, principalmente na área urbana da cidade, e o aparecimento em alguns pontos da área rural. 

“Nossos principais desafios são a falta de diretrizes de enfrentamento da esporotricose em nível federal, bem como a resistência cultural em deixar os felinos com restrição de acesso à rua. O evento possibilitou que conseguíssemos atingir boa parte dos colegas médicos-veterinários, além de alguns profissionais da área da saúde que são fundamentais neste processo de enfrentamento à esporotricose”, afirmou Greca. 

Campo Largo

Na imagem acima: Palestrantes do evento e no centro prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem

Em Campo Largo, o prefeito Maurício Rivabem compôs a mesa de abertura do evento, que ocorreu na Câmara Municipal e reuniu 36 participantes. Nela, o representante enfatizou os esforços da gestão atual em prol do controle populacional dos gatos e cães, a fim de conter o avanço da esporotricose.

As médicas-veterinárias e palestrantes no circuito Gisele Sprea e Andressa Ziolkowski Kochanny, que atuam na Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde de Campo Largo, ainda apresentaram as medidas adotadas para a contenção da doença no município. 

“O principal ponto foi direcionar esforços na tentativa de reduzir os casos nessas localidades, fornecendo gratuitamente as medicações preconizadas para a doença, como itraconazol e iodeto de potássio, assim como a realização de castrações nos animais saudáveis nessas áreas de relevância epidemiológica. Nossa expectativa agora é que haja aumento da sensibilização e a atuação dos profissionais médicos-veterinários, para unirmos forças no enfrentamento dessa doença”, compartilhou Gisele e Andressa. 

Curitiba

MP: Dr. Sérgio Luiz Cordoni – Promotor de Justiça do Ministério Público do PR.

Na image acima: Dr. Sérgio Luiz Cordoni, Promotor de Justiça do Ministério Público do PR, ministrando a palestra "Papel e ações do Ministério Público do PR no enfrentamento da Esporotricose no Estado" 

Em Curitiba, o treinamento contou com 500 participantes, sendo 385 no formato on-line e 115 presentes no Mercado Municipal.  

A médica-veterinária Roselane Oliveira de Souza Langer, chefe da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, participou da mesa de abertura e ressaltou a importância de se trabalhar a esporotricose como uma política de saúde pública. 

A coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) na Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Ana Paula C Mafra Poleto, foi uma das palestrantes do evento. A médica-veterinária contou que os responsáveis pelos animais têm recebido medicação de forma gratuita para o tratamento dos animais, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba. 

“Nosso principal desafio é a responsabilização dos tutores em relação a seus animais. Temos realizado diversas ações, como orientações, assinatura de termo de responsabilidade para o tratamento do animal, parceria com a Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, tudo para aumentar a sensibilização de tutores quanto à guarda responsável e à importância da castração; além da capacitação de agentes de saúde para contribuir com orientações nos territórios. Esperamos mais interação com os médicos-veterinários clínicos, para que se sintam apoiados e contribuam ainda mais com o enfrentamento da doença”, concluiu Ana. 

Confira os álbuns de fotos de cada evento:

São José dos Pinhais: https://www.flickr.com/photos/crmvpr/albums/72177720309920310 

Crédito das imagens: CMSJP/Divulgação

 

Campo Largo: https://www.flickr.com/photos/crmvpr/albums/72177720309923606

Crédito das imagens: CRMV-PR/ Divulgação

 

Curitiba: https://www.flickr.com/photos/crmvpr/albums/72177720309923597

Crédito das imagens: CRMV-PR/ Divulgação


Voltar
Top