Acadêmicos de Zootecnia de Maringá visitam a Sede do CRMV-PR em Curitiba

Publicado em: 31/07/2023 13:15 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Geral

Seis acadêmicos de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), participaram, na última quarta-feira (26), de uma visita, em Curitiba, à sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR).

A iniciativa faz parte das atividades do Programa de Educação Tutorial da UEM e de um projeto piloto chamado “Conhecendo o CRMV-PR”, que tem como objetivo apresentar a estrutura e funcionamento do conselho paranaense aos acadêmicos e formandos que serão, em breve, profissionais.

Junto com o professor Leandro Castilha, atual coordenador do curso, membro da Comissão Técnica e de Ensino de Zootecnia do CRMV-PR e presidente do Fórum Nacional de Coordenadores de Ensino de Zootecnia, os participantes conheceram durante a programação a Assessoria Técnica e de Fiscalização, Seção de Registro, Seção de Fiscalização e Responsabilidade Técnica, Processos Ético-Profissionais e Assessoria de Comunicação.

No encerramento da visita, os alunos ainda tiveram a oportunidade entender o funcionamento da Plenária e conversar com o presidente do CRMV-PR, Rodrigo Távora Mira; secretário-geral, Leonardo Nápoli; tesoureiro, Carlos Frederico Grubhofer; e os conselheiros, Antônio Ademar Garcia, Roberto Luiz Lange, Álvaro Bueno Filho e Ricardo Pereira Ribeiro.

No formato on-line ainda estiveram presentes os conselheiros Ana Lúcia Menon de Lima e Edmilson Santos de Freitas.

“O CRMV-PR está de portas abertas aos acadêmicos e profissionais, para que possam conhecer na prática nosso papel de disciplinar, orientar e fiscalizar o exercício das profissões de Medicina Veterinária e Zootecnia contribuindo para o bem-estar da sociedade”, afirmou o presidente do CRMV-PR, Rodrigo Mira.

“Somos o primeiro curso de Zootecnia do Paraná, que foi criado em 1975. Atualmente registramos pouco mais de 2 mil zootecnistas formados pela UEM, mas onde estão esses profissionais? Nossa orientação à frente da Coordenação do Curso tem sido de que os formados façam o registro do conselho e atuem dentro da legalidade, buscando conhecer o CRMV-PR, que é nossa casa também. Em breve, os futuros profissionais vão se inscrever e ter ainda maior representatividade no Paraná, por isso, é muito importante essa visita”, destacou o professor e zootecnista, Leandro Castilha.

“A visita foi uma experiência única. Saber quem está por trás encabeçando todas as lutas da Zootecnia é muito gratificante. A nossa profissão passa por muitas injustiças, porém temos que nos envolver e lutar pelos nossos direitos. Nós da UEM, agradecemos por todo aprendizado repassado. Se todos os alunos de Zootecnia e Medicina Veterinária tivessem a mesma experiência, com certeza teriam uma outra visão de tudo que está relacionado às duas profissões”, compartilhou a estudante do 5° ano de Zootecnia da UEM, Ana Flávia Nascimento e Silva.

Confira as fotos da visita pelo link: