3. Eventos

CRMV-PR promove I Roda de Conversa sobre Controle Sanitário do Mormo no Estado

Publicado em: 29/11/2023 14:52 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Eventos

Nesta terça-feira, 28, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR), em parceria com o Sindicato dos Médicos-Veterinários (Sindivet-PR) e a Sociedade de Médicos-Veterinários de Equídeos do Paraná (Someve-PR), realizou a I Roda de Conversa: Controle Sanitário do Mormo no Paraná.

Confira aqui as fotos do evento.

O evento reuniu mais de 60 participantes, incluindo médicos-veterinários, zootecnistas, acadêmicos, criadores e profissionais que atuam na área de equinos. O encontro ocorreu presencialmente na Associação dos Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida do Paraná, em Curitiba.

A Roda de Conversa teve como foco discutir as normas e medidas do Mapa e da Adapar, além de apresentar temas como diagnósticos laboratoriais, controle sanitário e aspectos patológicos da zoonose.

Iniciativa

"Objetivo deste encontro é fomentar o conhecimento, esclarecimento e debate aprofundado sobre este tema crucial. Acreditamos que é fundamental criar espaços de diálogo que envolvam ativamente médicos-veterinários e zootecnistas, consolidando o papel essencial que desempenham na saúde e bem-estar dos equídeos e na interface com a saúde humana. Juntos, podemos fortalecer a saúde dos equídeos e contribuir significativamente para a promoção de práticas sanitárias eficientes em nosso estado", destacou o presidente do CRMV-PR, Adolfo Y. Sasaki.

Experiências

“Nos humanos evoluímos por aprendermos a utilizar e replicar nossas experiências. Essa iniciativa e esse encontro deram voz a todos os envolvidos, e nos fez criar reflexões através da complementação da diversidade de óticas e dados e estimularam o exercício da responsabilidade de cada um e da classe. Com certeza ninguém saiu desse encontro da maneira que entrou. Evoluímos!”, compartilhou Henriette Graf, médica-veterinária no Hospital Veterinário Equivet.

Debate profissional

"O debate e a compreensão acerca do Mormo, assim como de outras doenças de interesse econômico, entre os médicos-veterinários atuantes nos diversos segmentos da cadeia produtiva do cavalo, são de suma importância. Isso permite que todos os envolvidos compreendam melhor o seu papel e possam, em conjunto, promover a sanidade dos equídeos no estado do Paraná. Desta forma, destaca-se a relevância das entidades de classe promoverem esses fóruns de maneira contínua para o aprimoramento do conceito de saúde única", explicou Ricardo Vieira, fiscal de Defesa Agropecuária e coordenador do Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos na Adapar.

Ambiente acadêmico

"No contexto acadêmico o debate sobre o controle sanitário do mormo demonstra para o estudante a importância da atualização de temas de alta relevância para nossa profissão e como é possível se preparar para a profissão. Conversas como essas entre diferentes setores são essenciais para o fortalecimento da nossa classe”, afirmou o professor Kadu Camargo.