Mapa promove o IV Agroint em Florianópolis

Publicado em: 12/06/2007 08:24 | Categoria: Geral

O curso, voltado a formação de multiplicadores da cultura de integração do agronegócio é direcionado aos profissionais de cooperativas, associações, sindicatos, federações de agricultura e indústria, superintendência federal de agricultura, secretarias estaduais e municipais e demais instituições envolvidas com o agronegócio.

As palestras servem para explicar que a integração do agronegócio passa pela organização dos elos das diferentes cadeias produtivas, em condomínios rurais e consórcios. E também tem por finalidade tornar os envolvidos nesse processo mais aptos a negociar com o mercado internacional.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Integração para Exportação do Mapa, Daniel Amin, um dos caminhos para a ampliar essa base e a pauta do Brasil em relação ao mercado exterior seria o fomento entre os setores do agronegócio de condomínios rurais e consórcios de exportação. “A união propicia a redução de custos de produção, a aquisição de escala e a transferência de tecnologia viabilizando maior participação dos pequenos e médios produtores nas exportações brasileiras”, disse o coordenador.

Nos dois dias de curso também haverá exposição sobre as linhas de financiamento à exportação e à integração de outros programas de fomento ao comércio exterior e de métodos de agregação de valor aos produtos agropecuários. As palestras serão proferidas por técnicos dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (Bndes).

O IV AgroInt é realizado pelo Mapa e tem os seguintes parceiros: Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional, em Santa Catarina (Senar), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Centro Internacional de Negócios (Cin) e Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas, em Santa Catarina (Sebrae/SC).

Fonte: MAPA