Sociedade debate saúde em 2007

Publicado em: 26/07/2007 06:20 | Categoria: Geral

Na opinião do presidente do CRMV-PR, Masaru Sugai, “o médico veterinário é um profissional da área da saúde e tem que estar sempre presente e participativo em eventos dessa natureza. Nesses encontros são escolhidos delegados regionais que representam os municípios nas conferências estaduais. Já pensou que bom seria se tivéssemos alguém da classe nesse cargo para poder levar propostas de atuação de combate a zoonoses e de vigilância sanitária?”.

As conferências de saúde são um fórum de debate entre todos os segmentos da sociedade, representada através de entidades, com a finalidade de avaliar a situação da saúde no Estado; fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde, proporcionando à população melhor qualidade de vida.

Conforme o disposto na Resolução 37/2006, do Conselho Estadual de Saúde (CES), as conferências municipais deverão ser realizadas até o dia 15 de setembro. Para participar dos eventos, os interessados devem procurar os conselhos municipais de saúde, órgãos vinculados às secretarias municipais de saúde.

As sugestões formuladas nos encontros municipais serão apresentadas na 8ª Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá entre os 11 e 14 de outubro de 2007, no Colégio Marista de Londrina. As demandas originárias das conferências municipais e estaduais serão encaminhas para a 13ª Conferência Nacional da Saúde, a qual será realizada de 14 a 18 de novembro em Brasília (DF).

Interessados em obter mais informações sobre as conferências de saúde devem acessar o endereço eletrônico www.saude.pr.gov.br/ces/8ces/index.html