1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Aftosa leva UE e mais 7 países a embargar a carne do Reino Unido


Publicado em: 07/08/2007 09:31 | Categoria: Geral

 



A Nova Zelândia adotou restrições fitossanitárias nos aeroportos internacionais, que estão equipados com máquinas para detectar qualquer material orgânico na bagagem dos passageiros provenientes do Reino Unido.

No sábado, o Japão anunciou o embargo às importações de carne suína do sul da Inglaterra. O país importa apenas cinco toneladas do produto britânico, mas adotou a medida em resposta à descoberta do foco. Ainda no sábado, os Estados Unidos também embargaram as importações de todas as carnes e produtos derivados passíveis de contaminação de febre aftosa. Por conta da encefalopatia espongiforme (mal da vaca louca), as importações de carne bovina da Grã Bretanha estão embargadas.

O Canadá também embargou as importações de animais vivos e de derivados de todos os tipos de carne. O ministro da Agricultura canadense, Chuck Strahl, afirmou que "a proteção do rebanho canadense e das indústrias relacionadas a este setor é uma prioridade para nós". Como medida de precaução, o Governo canadense está analisando os dados sobre as importações de animais vivos nos últimos três meses para avaliar se há riscos para o rebanho local.

Cuidados

No sábado, o Governo britânico adotou medidas para evitar o avanço da doença altamente contagiosa pelos rebanhos do país. O último foco de aftosa havia sido detectado em 2001. O Governo proibiu o transporte de gado, carneiros e suínos por todo o Reino Unido. "Nossa resposta foi muito mais rápida agora que em 2001", afirmou David Coplow, da Associação Britânica de Veterinária.

Fonte: Correio do Estado

 
Galeria

Voltar
Top