Congresso vai cobrar medidas contra fraudes

Publicado em: 06/11/2007 08:12 | Categoria: Geral

Na semana passada, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, anunciou medidas para dificultar fraudes. As auditorias nos laticínios serão aleatórias e não mais permanentes nas principais indústrias. Uma equipe de três fiscais — dois médicos veterinários e um agente de inspeção sanitária — vai fazer visitas surpresas às empresas pelo menos uma vez por mês. O governo propôs a alteração depois que a Polícia Federal desarticulou, no último dia 22, um grupo acusado de adicionar soda cáustica e água oxigenada ao leite longa vida. A operação ficou conhecida como Ouro Branco.

A maratona de audiências começa nesta quarta-feira no Senado. As comissões de Agricultura e Reforma Agrária, do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle realizam um debate no qual é esperada a presença do ministro Stephanes.

No dia 14, será a vez dos deputados. O presidente da Comissão de Agricultura, Marcos Montes (DEM-MG), disse que a audiência conjunta com representantes da comissão de Defesa do Consumidor tentará deixar claro o que está sendo feito pelo governo para evitar que as vendas do produto caiam. A idéia é tranqüilizar os brasileiros de que a situação está sob controle. Ao contrário dos colegas da comissão de Defesa do Consumidor, Montes acredita que não há necessidade de uma CPI. "O trabalho de investigação já está sendo feito pela Polícia Federal e pelo Ministério Público", afirmou.

Para o deputado Odacir Zonta (PP-SC), a abertura de uma CPI não vai resolver as irregularidades cometidas até o momento. "É um fato isolado e os envolvidos devem ser punidos." O secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Inácio Koertz, considera importante as audiências para informar e tranqüilizar os consumidores.

Fonte: Correio Braziliense