1. Home
  2. Artigos
  3. Geral
Geral

Um caso de piometra tratado com homeopatia


Publicado em: 23/04/2006 08:33 | Categoria: Geral

 

Artigo

Tem cios a cada seis meses, sendo o último em 15/10/2000 e nunca tendo cruzado. Relatam seus proprietários que é muito dócil, extremamente obediente, muito brincalhona, faz festa para visitas. Convive com Zefa e Xuxo, dois cães de porte pequeno. Frida é muito autoritária, não deixa a Zefa (que é mais velha) cumprimentar as visitas e nem latir no portão, avança. Na hora da comida, come a dela bem depressa e vai para o prato da Zefa, que sai e a deixa comer. Com o Xuxo ele avança, ela fica agachada até ele sair da frente do prato. É alimentada com ração, carne, arroz e legumes. Adora qualquer tipo de doce, troca-o pelo salgado.Tem medo de chuva com trovões e relâmpagos, quer entrar em casa, chora e bate na porta da cozinha.Não pode ficar sozinha quando os donos saem, pois fica choramingando no portão. Sente muito frio, no inverno dorme coberta. Avança no namorado da filha da proprietária quando ele chega, porque uma vez ele tirou o osso dela, mas fica perto dele pedindo carinho e para levá-la passear.

2) Prescrição

Lycopodium clavatum CH 30 (½ conta gotas três vezes dia, durante cinco dias).

3) Evolução do caso

13/02/2001 – Temperatura e ausculta normais. Apetite voltando aos poucos, está comendo arroz com carne. Teve diarréia durante dois dias, mas já está com as fezes normais. Sede normal e corrimento vaginal escuro.

23/02/2001 – Está muito bem, voltou a ser como antes. Continua com corrimento vaginal em poucas quantidades.Temperatura e ausculta normais. Coloração de mucosa oral e ocular um pouco pálida. Coleta de sangue para hemograma, uréia e creatinina. Hemograma leucócitos 17.7700 mm3; uréia e creatinina normais.

16/05/2001 – Temperatura 40,1ºC, ausculta normal, não controla a urina, não se alimenta. Tomou leite morno, comeu um pedaço de chocolate, sem corrimento vaginal e tomando muita água. Esteve em cio até 20/04/2001. Prescrição: Lycopodium clavatum CH 40 (½ conta gotas de duas em duas horas)

17/05/2001 – Temperatura 39ºC. Está apática e sem apetite, continua com muita sede e não controla a urina. Hemograma: Leucócitos 39.300mm3, uréia e creatinina normais.

19/05/2001 – Temperatura e ausculta normais. Sem apetite e apática, tomando soro via oral em grandes quantidades. A dona acha que logo após a medicação fica mais esperta. Prescrição: Lycopodium clavatum CH200 em dose única.

23/05/2001 – Alimentando-se melhor, menos sede mais alegre e implicando com a Zefa (contato telefônico). 5/07/2001 – Está muito bem, apetite e sede normais. Sem corrimento vaginal. Voltou a ser como era antes. Hemograma: Leucócitos - 10.600mm3.

7/08/2003 – Veio para consulta por estar mancando da pata dianteira esquerda. Está muito bem e teve outros cios (quatro) sem manifestar nenhum sintoma de piometra.

4) Considerações gerais

O tratamento habitual escolhido para a piometra é a ovarioesterectomia. Este relato de caso pretende alertar os colegas veterinários sobre a possibilidade de um tratamento com a homeopatia, como mais uma opção na forma de curar.

Por Vânia Noureley A. Silveira, médica veterinária e professora do Centro Brasileiro de Homeopatia Veterinária (CBHV).


Voltar
Top