Geral
Paraná teve a maior produção avícola do país em 2006
O Brasil é o terceiro produtor mundial de carne de frango, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Em 2006, existiam no Brasil 821,5 milhões de unidades de frango, o que representou um aumento de 1,1% em relação ao número registrado no ano anterior. Os dados foram revelados pela Pesquisa Produção da Pecuária Municipal, divulgada nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Do total levantado, 49,9% do efetivo estão localizados na Região Sul do País. O Paraná é o principal estado, com 19,6% da produção.
A Região Sudeste é a segunda maior produtora de frangos, concentrando 27,9% do efetivo, sobretudo
Em termos de variação regional observa-se recuo de 3,2% no efetivo no Nordeste, relativamente ao ano de 2005, sendo a maior queda registrada na Bahia (18,6%). O Centro-Oeste também teve queda de 0,7% no efetivo, sendo a maior queda registrada no Distrito Federal (28,4%). A Região Norte seguiu o mesmo ritmo, tendo queda de 0,3%, com o maior recuo registrado no Pará (5,3%).
O maior crescimento ocorreu no Sudeste de País (2,4%), com a maior taxa registrada
Quanto aos principais municípios produtores, Rio Verde (Goiás) é o que mais alojava frangos no Brasil em 31.12.2006, alternando esta posição com Brasília que a ocupava no ano anterior. Concórdia (Santa Catarina) ocupava a terceira posição em 2005, e em 2006 passou a alojar menos animais na data de referência, deixando de constar entre os dez principais municípios em efetivo de frangos.
Fonte: