Geral
União Européia adota medidas contra carne brasileira
A nova lei entrará em vigor em janeiro de 2008 e apenas um número limitado de fazendas certificadas poderão exportar carne para a Europa. O bloco econômico anunciou que um novo grupo de veterinários que visitará o país em março do ano que vem para reavaliar a situação.
Prazo
Em 16 de outubro passado, a União Européia deu um prazo até o fim do ano para o Brasil se adequar às exigências sanitárias européias, após denúncias de deputados irlandeses e britânicos. O problema envolve a certificação e o rastreamento de origem do gado brasileiro.
As exportações de carne bovina do Brasil somaram US$ 4,5 bilhões em 2007, 15% a mais do que no ano passado, segundo dados divulgados segunda-feira passada pela Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).
Com este valor, o complexo de carne brasileiro (carnes bovina, avícola, suína e outras) se transformou o segundo do agronegócio, depois do complexo soja, a integrar o seleto grupo de setores que exportam mais de US$ 10 bilhões durante 12 meses.
Contrabando
A União Européia aplica atualmente um embargo à carne de três estados brasileiros (São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul) devido a um foco de febre aftosa. E a atual situação do controle bovino no país daria margem "ao 'contrabando' de gado das áreas sob proibição para outras partes do país com autorização de exportação", segundo o entendimento do bloco econômico.
Fonte: