1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Ampliação de mercados eleva exportação de carne


Publicado em: 20/12/2007 10:40 | Categoria: Geral

 



Para 2008, a Abiec prevê um aumento de 5 por cento sobre o volume exportado neste ano, para aproximadamente 2,6 milhões de toneladas, diante da perspectiva de ampliação de mercados como Cuba, Malásia e China, e da eliminação de embargos na Rússia. A entidade não acredita que o recente aperto nas regras européias implique em redução de volumes para o bloco.

No setor de carne de frango, as exportações brasileiras de 2007 podem acumular até 3,26 milhões de toneladas, volume que supera o recorde anterior do setor, 2,84 milhões de toneladas em 2005, segundo a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef).

Em 2008, as exportações de carne de frango devem crescer de 6 a 8 por cento, impulsionadas por um aumento mundial na demanda, especialmente nos países em desenvolvimento, de acordo com a organização. A Abef espera resolver, até o próximo ano, um impasse comercial com a China para expandir as vendas ao país, atualmente concentradas em Hong Kong e posteriormente distribuídas para as demais regiões chinesas. A associação afirma que o país asiático exige reciprocidade em liberações sanitárias para alguns tipos de carnes antes de ampliar as importações do Brasil.

Para a carne suína, a estimativa de exportações para este ano gira em torno de 590 mil e 600 mil toneladas, ante 528 mil em 2006, segundo a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs). "(O crescimento foi motivado pela) retomada dos negócios para outros mercados, como por exemplo a Rússia", afirmou Jurandir Machado, diretor da associação. A Abipecs espera exportar aproximadamente 655 mil toneladas em 2008, um recorde para o setor, por conta da ampliação de mercados, da reabertura de exportações para a Rússia e de um cenário mais favorável na China e no Chile.


Fonte: Zoonews

Galeria

Voltar
Top