Geral
PR respondeu por quase um quarto dos 5,1 bilhões de pintos de corte de 2007
Por sinal, o Paraná esteve entre os estados que apresentaram maior índice de expansão no ano, com aumento de produção de 18,89%, para uma média nacional de 12,57%. E isso, pela representatividade do Estado, correspondeu ao maior aumento nominal do exercício. Assim, os paranaenses foram responsáveis por 33% do adicional de 575 milhões de pintos de corte registrado no ano.
E como outros 30% da produção estão divididos entre Santa Catarina (17%) e Rio Grande do Sul (13%), cerca de 54% dos pintos de corte produzidos nacionalmente tiveram por proveniência incubatórios dos três estados do Sul do País.
Por outro lado, para se chegar a quatro quintos da produção brasileira não é preciso ir muito além: basta juntar os volumes dos dois principais produtores do Sudeste, São Paulo (17,03%) e Minas Gerais (8,88%). Dessa forma, cinco estados, apenas (os maiores produtores), responderam por 80% da produção brasileira.
Uma vez que os outros cinco estados subseqüentes (pela ordem, Goiás, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Ceará) foram responsáveis por 13,60% do total produzido, a conclusão é de que as 10 principais UFs produtoras de pintos de corte responderam por 93,6% do total produzido no Brasil, distribuindo-se os restantes 6,4% por outras 13 UFs.
Apenas quatro estados, todos da Região Norte (Roraima, Acre, Amapá e Amazonas) não acusaram produção de pintos de corte em 2007.
Fonte: Avi Site