Geral
Lagartas venenosas assustam moradores de Cascavel
Publicado em: 08/05/2008 09:42 | Categoria: Geral
Durante todo o ano de 2007, foram 56 casos registrados, sendo que uma pessoa foi ferida com a lonomia. No município de Cascavel, segundo o telejornal Bom Dia Paraná, está cada vez mais comum encontrar vários tipos de lagarta na cidade. Elas se adaptam bem às árvores urbanas, que servem de alimento.
A dona-de-casa Noêmia Heisler foi para o pronto atendimento depois de encostar sem querer em uma lagarta que estava no pé de jabuticaba do quintal de casa. “A dor é demais, eu tive que ir”, contou. Depois do acidente, Noêmia ficou mais atenta e vizinhos e amigos também passaram a ter mais cuidado.
Valdecir Fernandes, do Programa de Endemias do município, explicou que a população tem tomado medidas erradas de combate à praga. “É de praxe da população fazer um chumaço com pano ou algodão e atear fogo na família da lagarta. Mas aquelas que estão embaixo dos troncos das árvores, aquelas que estão em cima, não são atingidas por esse controle”, disse.
A secretaria municipal de saúde pede que as pessoas tomem cuidado com todos os tipos de lagarta. “Sempre procurar assistência médica imediatamente, e, se possível, levar a lagarta junto, com cuidado para não acontecer outro acidente”, disse Marli Luiza Siqueira, enfermeira da vigilância sanitária. “Ela deve ser colocada em uma vasilha, lacrada, para facilitar a identificação”.
Fonte:Gazeta do Povo
Fonte:
Galeria
Voltar