1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

“Boi pirata vai virar churrasco do Fome Zero”, diz Minc


Publicado em: 25/06/2008 09:50 | Categoria: Geral

 



Na Terra do Meio estão ainda outras 40 mil cabeças de gado, mas os fazendeiros já as estão retirando, com a transferência para propriedades legais, em São Félix do Xingu, visto que ficaram assustados com a apreensão dos 3.100 bois pertencentes ao fazendeiro Lourival Medrado Novaes dos Santos, da fazenda Lourilândia. O fazendeiro tinha sido autuado e fora intimado pela Justiça a sair do local. Levando-se em conta que o valor médio de uma rês nelore – igual às apreendidas – é de R$ 4 mil, o prejuízo do fazendeiro é estimado em R$ 12 milhões, pelo menos.


As outras 40 mil cabeças de gado que vinham sendo criadas ilegalmente em áreas invadidas na Terra do Meio pertencem a 17 fazendeiros diferentes. Destes, 15 já foram notificados. “Queremos que eles tirem o gado das áreas de preservação e o transfiram para fazendas legais”, disse Minc. “Somos a favor do agronegócio. Queremos que eles atuem na legalidade, porque assim conseguirão riquezas para o Brasil. Na ilegalidade, serão combatidos sem trégua.”


De acordo com o ministro, os donos da fazenda Lourilândia confiavam que não seriam importunados, apesar das advertências feitas anteriormente. Tanto é que nos dias 9, 10 e 11 vacinaram o gado. No curral de vacinação, foram encontrados pelos agentes 60 frascos de vacina contra febre aftosa – suficientes para 3 mil cabeças –, dez frascos de vacina contra brucelose e seis litros de vermífugos. Foram encontrados ainda 24 eqüinos, galinhas, porcos, cachorros e gatos.


Minc informou também que ontem pela manhã uma grande operação do Ibama e da Polícia Federal fez o embargo da fazenda Simonato, de 10 mil hectares, em Costa Marques (RO). De acordo com o ministro, houve derrubada da mata nativa no local. O proprietário tem 15 dias para retirar o gado de lá e levar para algum pasto regular. Caso contrário, também pode perder seu rebanho bovino.



Fonte: Gazeta do Povo
Galeria

Voltar
Top