Dia Mundial da Alimentação será festejado no Mercado Municipal

Publicado em: 13/10/2008 09:54 | Categoria: Geral

Esse evento faz parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, realizado desde 1981 pela Food and Agriculture Organization (FAO), órgão da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

"O objetivo da exposição, que ocupará uma área coberta ao lado do Mercado Municipal, e com acesso pela Rua da Paz, é conscientizar a população sobre a insegurança alimentar e nutricional mundial provocada pelas mudanças climáticas e pelo aquecimento global", diz o diretor do Departamento de Educação Alimentar e Nutricional da Secretaria do Abastecimento, Élio João Ventura.

Durante os quatro dias do evento, os visitantes aprenderão o aproveitamento integral de frutas, legumes e verduras, usando talos, folhas e raízes no preparo de receitas saudáveis. No local estará funcionando ainda uma espécie de mini-mercado similar ao Armazém da Família – o chamado Armazém Saudável.

Ventura explica que as pessoas farão compras simuladas, adquirindo alimentos ofertados nos equipamentos mantidos pela Prefeitura. "Cada compra" será analisada por nutricionistas filiados à 8ª Região do Conselho Regional de Nutrição (CRN-8), que farão uma avaliação nutricional, bem como por representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PR) e do Serviço de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal da Saúde, responsáveis pela segurança alimentar.

Além das informações nutricionais, mostrando o que se deve comprar e consumir com qualidade, a sustentabilidade ecológica é o pano de fundo do evento e inclui o uso de embalagens ecologicamente corretas e manuseio alimentar isento de bactérias e problemas afins.

Élio Ventura explica que a comemoração do Dia Mundial da Alimentação em Curitiba tem como objetivo mostrar que os alimentos consumidos conscientemente devem ter sempre o maior número de nutrientes, enquanto o lixo orgânico resultante deve ser cada vez menor, mas tratado integralmente.

Fonte: Agência de Notícias de Curitiba