Geral
Dia Mundial da Alimentação será festejado no Mercado Municipal
Esse evento faz parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, realizado desde 1981 pela Food and Agriculture Organization (FAO), órgão da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.
"O objetivo da exposição, que ocupará uma área coberta ao lado do Mercado Municipal, e com acesso pela Rua da Paz, é conscientizar a população sobre a insegurança alimentar e nutricional mundial provocada pelas mudanças climáticas e pelo aquecimento global", diz o diretor do Departamento de Educação Alimentar e Nutricional da Secretaria do Abastecimento, Élio João Ventura.
Durante os quatro dias do evento, os visitantes aprenderão o aproveitamento integral de frutas, legumes e verduras, usando talos, folhas e raízes no preparo de receitas saudáveis. No local estará funcionando ainda uma espécie de mini-mercado similar ao Armazém da Família – o chamado Armazém Saudável.
Ventura explica que as pessoas farão compras simuladas, adquirindo alimentos ofertados nos equipamentos mantidos pela Prefeitura. "Cada compra" será analisada por nutricionistas filiados à 8ª Região do Conselho Regional de Nutrição (CRN-8), que farão uma avaliação nutricional, bem como por representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PR) e do Serviço de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal da Saúde, responsáveis pela segurança alimentar.
Além das informações nutricionais, mostrando o que se deve comprar e consumir com qualidade, a sustentabilidade ecológica é o pano de fundo do evento e inclui o uso de embalagens ecologicamente corretas e manuseio alimentar isento de bactérias e problemas afins.
Élio Ventura explica que a comemoração do Dia Mundial da Alimentação em Curitiba tem como objetivo mostrar que os alimentos consumidos conscientemente devem ter sempre o maior número de nutrientes, enquanto o lixo orgânico resultante deve ser cada vez menor, mas tratado integralmente.
Fonte: Agência de Notícias de Curitiba