Geral
OMS inicia pré-qualificação de vacinas brasileiras
“Na verdade, essa é uma reavaliação. A primeira ocorreu em 2002 e qualificou vacinas produzidas pelos laboratórios Biomanguinhos e Instituto Butantã. É um processo cíclico. Por isso, agora, esperamos esse novo reconhecimento”, ressalta Rech.
O secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, acrescenta que a análise feita pela OMS estuda todas as fases de elaboração das vacinas feitas no país, desde a linha de produção até a aplicação do medicamento. “É importante ressaltar que o Brasil é o único produtor da vacina contra a febre amarela no mundo. Isso é uma prova que podemos exportar nossos produtos”, assegura.
A qualidade das vacinas brasileiras também é um ponto destacado pelo representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e da OMS, Diego Victoria. “É preciso reconhecer o papel da Anvisa na regulação desse mercado, garantindo a qualidade e segurança dos produtos. Devemos ressaltar a importância do papel da Agência na produção de vacinas, que serão distribuídas para a América do Sul, África e outros países que precisam”, acrescenta.
O resultado da inspeção de pré-qualificação será divulgado nessa sexta-feira (17).
Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa