Geral
MCT lança Portal sobre Biossegurança
Desenvolvido pelo MCT, com financiamento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF), o Portal BCH Brasil faz parte do acordo de obrigações entre os países-membros do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (PCB).
O Portal BCH Brasil disponibilizará as informações consideradas necessárias pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNbio/MCT) para assegurar um nível adequado de proteção no campo da transferência, da manipulação e do uso seguro dos OVM. Por meio do Portal será possível acessar informações científicas, técnicas, ambientais e jurídicas, assim como obter subsídios para tomada de decisão quanto à importação, ao comércio, à autorização para consumo humano e animal e à liberação desses organismos no meio ambiente.
O lançamento do Portal BCH Brasil será realizado nesta sexta-feira (14), às 9h00, no auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia, que fica no Bloco E, Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).
Entre os objetivos do Protocolo de Cartagena está a garantia de que os países tenham acesso às informações referentes às autorizações de cultivo e de importação de organismos vivos modificados (OVM) destinados à alimentação humana, animal e ao processamento, bem como às legislações de cada País-parte sobre o assunto. Para atender a esta demanda, expressa no Artigo 20 do Protocolo, os países-membros deverão implantar o Biosafety Clearing-House (BCH).
Fonte: CTNbio/Assessoria de Comunicação