Agrinho premia os melhores

Publicado em: 17/11/2008 10:27 | Categoria: Geral

“O Agrinho é uma união de esforços que resulta em notável avanço na formação da cidadania. Essas crianças serão cidadãos críticos, com visão social, preocupados com a saúde e o bem estar, com consciência ambiental, cientes de seus direitos e deveres”, avalia o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Jorge Samek, lembrou do futebol para salientar o impacto do programa. “O Agrinho mobilizou neste ano mais de 76 mil professores, mais de um Maracanã cheio, em prol do conhecimento e da cidadania. E mais de 20 maracanãs de crianças, com o mesmo propósito. Vocês estão mudando a consciência nacional”, disse Samek.

O secretário da Agricultura do Paraná, Walter Bianchinni, destacou o caráter transformador do Agrinho: “O Paraná hoje é uma referência na agricultura e vai se mostrando, também, referência na educação ambiental. Através das crianças, o Agrinho sensibiliza os adultos e prepara a geração do futuro, de um Paraná sustentável. Parabéns por este que é o maior programa de educação ambiental do Brasil”.

Todos os anos, em média, participam do Agrinho 1,5 milhão de crianças. O programa está presente em 95% dos municípios paranaenses e já faz parte do planejamento de atividades de centenas de escolas, públicas e particulares.

A festa de premiação, no restaurante Madalosso, foi de pura magia para as crianças, com apresentação de palhaços, mágicos e malabaristas. Entre os prêmios, quatro carros, dezenas de computadores, televisores, bicicletas e máquinas fotográficas.

Foram premiados os melhores trabalhos em Desenho Educação Especial, Desenho Educação Infantil, Redações (1ª à 8ª série), Experiências Pedagógicas, Escola Agrinho e Município Agrinho. Os conteúdos do Agrinho – saúde, cidadania, meio ambiente, trabalho e consumo – são trabalhados ao longo do ano de forma complementar nas escolas, envolvendo muita atividade extra-classe e intervenções nos problemas da comunidade.

Em Ribeirão Claro, por exemplo, as crianças recuperaram um parquinho infantil abandonado. A prefeitura entrou com o material e os pais com a mão-de-obra. Em Palmeira, as atividades do Agrinho incentivaram as crianças a trocar a “junk food” (literalmente, comida lixo) por uma alimentação saudável – o município tem usina de produção de alimentos à base de soja (pão, leite, biscoitos, iogurte, etc). Outras intervenções relatadas nos projetos pedagógicos de 2008 envolvem arrecadação de roupas e brinquedos para os carentes, passeatas de crianças pedindo a separação do lixo, blitz mirim a favor da natureza, feiras de livros, mutirões contra a dengue e campanha para inclusão de portadores de necessidades especiais.

São parceiros do programa Agrinho: FAEP, SENAR-PR e Sindicatos Rurais; Governo do Paraná (Secretarias da Agricultura, Educação, Meio Ambiente e Justiça); Prefeituras Municipais (por meio das Secretarias Municipais de Educação) Ministério do Trabalho e Emprego (Delegacia Regional do Trabalho – DRT/PR); Tribunal Regional do Trabalho (TRT – 9ª Região); Receita Federal; Ministério Público do Trabalho; Dow AgroSciences; Ministério Público do Paraná; Previdência Social; Banco do Brasil e Itaipu Binacional.

Fonte: FAEP/Senar