Nova classificação para Plano de Prevenção da Influenza fica para 2009

Publicado em: 22/12/2008 11:47 | Categoria: Geral

Ressalte-se que a divulgação da nova classificação foi prometida, já há algum tempo, para o final de 2008. Porém, como também o pessoal do MAPA entra em recesso, é até provável que a divulgação só ocorra no ano que vem. E isso ocorrendo, todo o setor permanecerá em expectativa por mais um bom tempo.

Rememorando, a primeira classificação do gênero foi divulgada em 6 de dezembro de 2007. Na ocasião, o melhor conceito (“B”) foi alcançado por apenas um Estado, Santa Catarina, enquanto outras 12 Unidades Federativas (Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins) recebiam – a maior parte sob protesto – o conceito “C”.

Ainda houve oito Estados com notação “D” (Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte), enquanto apenas seis Estados (quatro da Região Norte – Acre, Amazonas, Amapá e Roraima; dois do Nordeste – Maranhão e Alagoas) optaram por não integrá-lo.

De lá para cá, todos os estados que aderiram ao Plano se esforçaram para, a partir das novas auditorias realizadas no decorrer de 2008, obterem uma melhora no conceito inicialmente recebido. Da mesma forma, algumas UFs que inicialmente ficaram fora do Plano integraram-se a ele e receberam as primeiras auditorias.

Com certeza, a divulgação dos resultados ainda nestes dias seria verdadeira “surpresa de Papai Noel” para todos os integrantes do Plano. Mas, parece, o “presente” só virá depois do Dia de Reis.

Fonte: Avisite