1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Casos de picadas de aranha marrom são registrados em Cascavel


Publicado em: 16/02/2009 09:44 | Categoria: Geral

 



Foram coletadas 36 amostras de aranhas marrom nas últimas semanas em alguns bairros de Cascavel e enviadas para o Laboratório Central do Estado, em Curitiba, que constatou três delas eram consideradas venenosas. A revelação colocou a população em alerta. A Secretaria da Saúde de Cascavel intensificou as ações de prevenção, com palestras para os moradores. “Pessoas que mexem no jardim têm de usar luvas, vedar as casas, ralos e pisos para dificultar o acesso desses animais”, explicou a médica Maria Fernanda Pereira à reportagem da RPC-TV.

Existem quatro espécies de aranha marrom no Paraná, sendo que a mais comum em Curitiba, segundo a bióloga e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) Marta Fischer, é a Loxosceles intermedia. “Curitiba tem uma situação atípica no mundo, com uma incidência que não existe em nenhum lugar. A intermedi é comum por ser bastante resistente, mas a potencialidade do veneno é menor que a de outras espécies”, explicou a bióloga ao Bom Dia Paraná.

Ela explicou também que em caso de suspeita de acidente com a aranha marrom, o que é difícil de identificar, é muito importante procurar ajuda médica e procurar o animal perto do local. “Ela não ataca e geralmente pica quando é comprimida pelo contra o corpo e é muito comum ela acabar morrendo”, contou Fischer à RPC-TV.

Em caso de suspeita de picada, o cidadão poderá também buscar informações de locais para ajuda médica no Centro de Informações Toxicológicas no telefone 0800-410-148. A ligação é gratuita.


Fonte: Gazeta do Povo

Galeria

Voltar
Top