1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Morte de macacos deixa PR em alerta


Publicado em: 09/04/2009 10:23 | Categoria: Geral

 


Desde a semana passada equipes da Sesa e da Funasa estão em alerta na região do entorno da represa de Xavantes, na divisa entre o Paraná e o estado de São Paulo. Os agentes vasculham matas e vacinam a população, principalmente a que vive no campo. Em Piraju (SP), a menos de 40 km da divisa com o Paraná, a febre amarela já matou sete pessoas. Na região já são nove óbitos.

De acordo com o chefe da Divisão de Atenção à Saúde da 19ª Regional de Saúde, de Jacarezinho, Fabrício Luciano Rocha, o resultado dos exames do material colhido dos animais mortos deve ser revelado somente em 20 dias.

Com aumento dos casos suspeitos no Sudeste paulista – 42 até agora –, começou ontem uma corrida dos paulistas aos postos de saúde de cidades paranaenses. Segundo a Regional de Saúde, as pessoas chegam em vans, ônibus e até caminhões, principalmente em Jacarezinho e Ribeirão Claro.

Conforme Rocha, as unidades de saúde paranaenses não podem impedir que essas pessoas sejam imunizadas, por isso já pediu mais 30 mil doses da vacina. Inicialmente foram enviadas à região 50 mil doses.

Na terça-feira, a diretora da 19ª Regional de Saúde, Cleide Cesco explicou que uma equipe de entomologistas está fazendo uma varredura para capturar o mosquito transmissor da doença. “Eles têm uma armadilha própria para capturar esses insetos. A ideia é combater o transmissor antes que ele chegue à área urbana”, disse.

Cleide Cesco também garantiu que não vai faltar vacina na região. “Temos as vacinas e a secretaria [estadual da Saúde] já disponibilizou outro lote, portanto a população pode ficar tranquila.”

Durante esse período, os postos de saúde darão prioridade à imunização de crianças acima dos 9 meses de idade e às pessoas que não tomaram a vacina nos últimos dez anos (prazo de validade da vacina).



Fonte: Gazeta do Povo

Galeria

Voltar
Top