Pioneira: Acapameve celebra 10 anos de fundação

Publicado em: 16/07/2009 07:02 | Categoria: Geral

O aniversário de 10 anos da Academia Paranaense de Medicina Veterinária (Acapameve) foi celebrado na noite desta terça-feira (16), em Curitiba, com a realização de uma sessão solene no prédio do Setor de Ciências Agrárias, da UFPR. Abrilhantada por inúmeras autoridades, a solenidade foi marcada pela memória da história e homenagens aos acadêmicos já falecidos. ?A Acapameve é uma guardiã da história da Medicina Veterinária paranaense e brasileira?, discursou Paulo Alfredo Miranda, atual presidente da entidade, ressaltando a contribuição e a atuação profissional dos acadêmicos que integram a Academia. O vice-governador e médico veterinário Orlando Pessuti também esteve presente na sessão. ?Desejo que a Acapameve se torne ainda mais forte e representativa?.

A acadêmica titular fundadora Clotilde de Lourdes Branco Germiniani ressaltou o nascimento da Acapameve. ?Em 15 de dezembro de 1997, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná aprovou a fundação da Academia Paranaense de Medicina Veterinária, a nossa Acapameve. Logo se estabeleceu um grupo de trabalho ? formado pelos colegas Roberto Nogueira da Gama, Braz de Freitas Fernandes e por mim ? para juntos fazermos toda preparação necessária para dar embasamento à nova entidade. No dia 26 de abril de 1999, foi realizada no Teatro da Reitoria da UFPR a solenidade de instalação da Academia.? A idéia paranaense em fundar uma Academia de Medicina Veterinária foi pioneira. Logo após, esta iniciativa também foi difundida para os estados do Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, entre outros.

?Cultuar o passado para avançar no futuro?, disse o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), Masaru Sugai, também membro honorário da entidade. Sugai citou sua origem nipônica, a qual ?valoriza e respeita muito a memória?. Para ele, ?a Academia Paranaense de Medicina Veterinária é a entidade mais importante da classe, pois reúne os profissionais mais respeitados e experientes da profissão. Espero que ela se mantenha viva e ativa!?.

O vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, que também prestigiou a cerimônia, afirmou estar muito feliz em receber mais uma vez a Academia. ?A Universidade Federal do Paraná foi o berço da Apacameve desde sua fundação, no Teatro da Reitoria. Acreditamos que este momento se perpetuará na memória?, ressaltou. ?Acredito que nós não ficaremos velhos como máquinas ou antigos como os livros, mas experientes na formação de cidadãos, pois todos os senhores acadêmicos são professores, mesmo que não tenham seguido carreira na docência?, frisou Mulinari.

Durante a solenidade, a Acapameve prestou homenagem aos acadêmicos fundadores já falecidos Roberto Nogueira da Gama e Braz de Freitas Fernandes. As viúvas Pierina Nogueira da Gama e Leoni Fernandes receberam os diplomas de Honra ao Mérito.

Autoridades

Também prestigiaram a sessão solene de 10 anos da Acapameve: Augusto Langeloh, presidente da Academia Rio-Grandense de Medicina Veterinária; Hélio Germiniani, da Academia Paranaense de Medicina; Itamara Farias, da Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária; Amadeu Bona Filho, diretor do Setor de Ciências Agrárias da UFPR; Keidi Bim, médico veterinário; Marlene Almeida, professora de Cirurgia Pediátrica da UFPR; Antonio Waldir Cunha da Silva, coordenador do curso de Medicina Veterinária da UFPR; Cláudia Turra Pimpão, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da PUCPR; Demétrio Reva, vice-presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários do PR; entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação CRMV-PR