1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Ministério e Seab realizam treinamento de controle da gripe aviária em Sabáudia


Publicado em: 27/07/2009 12:54 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

 


Pelo menos 170 pessoas participam em Sabáudia, Norte do estado, desde a última sexta-feira (24), de uma megaoperação de treinamento para o controle de focos de gripe aviária. A simulação, promovida pelo Ministério da Defesa, Ministério da Agricultura, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e coordenado pela Organização Panamericana de Aftosa, tem o objetivo de treinar e capacitar equipes em caso de ocorrência da doença.

Segundo o médico veterinário da Seab e coordenador de comunicação do treinamento, Marcos César Antunes, a população não precisa ficar alarmada, pois não há nenhum foco da doença no estado. “Não temos a gripe aviária no Brasil, mas como o vírus continua circulando no mundo e pode entrar no país com aves migratórias, temos que capacitar e treinar as equipes para trabalharem com essa situação”, comentou.

De acordo com Antunes, no treinamento estão sendo adotados e testados todos os procedimentos necessários para o controle dos focos da gripe aviária. O médico veterinário explicou que para o simulado foi utilizada uma propriedade rural com 100 aves. “A partir da constatação do foco (simulado) nesta propriedade, fizemos uma barreira sanitária com um raio de três quilômetros, no qual visitamos todas as propriedades, depois ampliamos esse raio para sete quilômetros, com 100% das granjas visitadas. Também estamos realizando o controle do trânsito. Nosso objetivo foi criar uma condição real de treinamento”, explicou.

A região de Sabáudia foi escolhida, ainda segundo Antunes, pelo potencial econômico da avicultura. Na cidade há mais de 200 granjas e várias indústrias de abates de aves. “Queremos treinar com as empresas também, pois em caso de um foco elas deverão ter uma resposta rápida para o problema. A gripe aviária é uma doença muito séria e que acarreta grandes prejuízos econômicos”, afirmou.

O treinamento segue até o dia 31 e é acompanhado por observadores internacionais e integrantes de secretarias de agricultura de vários estados do Brasil. “Até o momento tudo está transcorrendo dentro das nossas expectativas”, disse Antunes.


Fonte: Folha de Londrina


Voltar
Top