CRMV-PR completa 40 anos de criação

Publicado em: 29/07/2009 10:24 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

São 40 anos. No dia 28 de julho de 1969 entrou em vigor a Resolução 5/69, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que criou o CRMV-PR. O mesmo documento também criou os Conselhos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Pará/Amapá. Além de criar o CRMV-PR, a Resolução 5/69 também estabeleceu que o primeiro médico veterinário presidente da Autarquia no Paraná fosse José Quirino dos Santos. A posse da primeira gestão do CRMV-PR aconteceu no dia 9 de setembro de 1969.

A publicação da Resolução 5/69 pelo Conselho Federal só foi possível graças à promulgação, no ano anterior, da Lei Federal 5.517/68, a qual criou o Sistema CFMV/CRMVs. Esta lei, de autoria do deputado federal Sadi Coube Bogado, proporcionou à classe a função de fiscalizar o seu exercício profissional, atividade esta desempenhada até aquele momento pelo Ministério da Agricultura.

A primeira diretoria do CFMV era composta pelos médicos veterinários Ivo Torturella (presidente), Stoessel Guimarães Alves (vice-presidente); Hélio Lobato Valle (secretário-geral) e Raimundo Cardoso Nogueira (tesoureiro).

1ª Gestão CRMV-PR / 1969-1972

Diretoria Executiva