Programa de capacitação vai melhorar qualidade do leite

Publicado em: 23/04/2009 09:17 | Categoria: Geral

Segundo ele, o Programa está sendo criado com a intenção de atingir pelo menos 200 profissionais de laticínios, e espera formar pelo menos um funcionário de cada empresa. “Com profissionais capacitados os laticínios só tendem a conquistar mais espaços no mercado. Eles estarão aptos a fabricar produtos lácteos de maior valor agregado, por meio dos conhecimentos tecnológicos transferidos neste programa”, explicou.

Ribas destacou ainda a possibilidade de aumento da perenidade e da sustentabilidade dos laticínios paranaenses, com a geração de novos negócios, empregos e produtos, em cada uma das regiões atingidas pelo programa de qualificação.

Em 2003 o Governo do Paraná implementou o Programa Leite das Crianças, visando melhorar os padrões de nutrição infantil entre a população pobre, e alavancar o desenvolvimento de pequenos agronegócios na região metropolitana e no interior do Estado. Hoje o programa envolve cerca de 70 laticínios, 250 industriários e 14 mil produtores, distribuindo 180 mil litros de leite pasteurizado por dia. Apesar do apoio do Estado, as pequenas empresas produzem somente o leite pasteurizado “barriga mole”, produto de baixo valor agregado, e sem competitividade no mercado.

Para continuarem existindo esses laticínios devem diversificar sua produção e melhorar a qualidade. Segundo a Secretaria da Saúde, 40% dos produtos são de qualidade insatisfatória, e esse foi um dos motivos que levou a Secretaria da Agricultura implantar o Programa, uma vez que existe a necessidade de capacitar sobretudo os pequenos empresários, bem como formar os empregados da indústria leiteira para que possam melhorar os atuais padrões de produção.

Serviço:

Data – 24 (sexta-feira).

Horário - 14h.

Local – Auditório do Senai.

Rua Senador Acciolyy Filho, 250 / Cidade Industrial de Curitiba.