Medicina Veterinária utilizará Unidade Móvel para esterilização de cães e gatos

Publicado em: 28/09/2009 10:53 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Foto: UFPR

A UFPR repassou um ônibus para o Departamento de Medicina Veterinária - a Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEE) para prestar auxílio no programa de controle populacional de cães e gatos.

A previsão é de que no início do próximo ano a cidade de Curitiba e região metropolitana poderá contar com esse serviço especializado de apoio para a castração desses animais. Os procedimentos serão aliados a um trabalho de educação em guarda responsável.

A iniciativa foi viabilizada por meio de um convênio firmado com a prefeitura municipal, assinado no dia 30 de abril deste ano pelo reitor Zaki Akel Sobrinho e pelo prefeito de Curitiba Beto Richa. O acordo integra o Programa “Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba”, da Secretaria de Meio Ambiente.

Projetos

Na continuidade, a ação será estendida para os demais municípios paranaenses através dos projetos “Controle populacional e de zoonoses na Região Metropolitana de Curitiba”, “Controle de cães e zoonoses na APA do Iraí” e “Controle de cães e zoonoses na Ilha do Mel” que fará uso da Unidade para o litoral paranaense.

Adaptação

Atualmente a UMEE se encontra na fase de modificação interna, após o pregão eletrônico de empresas para a sua adequação. A aprovação do ônibus passou por várias fases durante os últimos meses: aprovação de projeto de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), processo interno de licitação para aquisição e modificação interna via UFPR, convênio com a Prefeitura de Curitiba, aprovação para trânsito pela CIRETRAN, aprovação em reunião ordinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) e aprovação pela Associação dos Clínicos de Pequenos Animais do Paraná (ANCLIVEPA).

Cidadania

O projeto oportunizará o treinamento de estudantes do curso de Medicina Veterinária em técnica operatória, resolvendo um problema atual de limitação no uso de animais para ensino e pesquisa. “O efeito multiplicador e de cidadania, base da extensão, deverá ser atingido imediatamente, na formação do médico Veterinário como cidadão, em sintonia com a demanda social do nosso estado e do nosso País”, explicou o professor Alexander Biondo, um dos coordenadores do Programa. O Departamento de Medicina Veterinária espera, com esta e outras ações de continuidade dos seus projetos de extensão, ter um diferencial de formação do Médico Veterinário.

Fonte: UFPR