SIF certifica produtos de qualidade a brasileiros e a mais de 180 países

Publicado em: 09/09/2009 12:44 | Categoria: Geral | Autor: Polianna Nogueira Marcelino

O carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) está presente em carnes, pescado, leite, ovos, mel e outros produtos de origem animal que são comercializados no Brasil e em mais de 180 países. A imagem impressa no rótulo é a garantia da qualidade e da procedência do alimento e atesta que foi inspecionado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Por trás do carimbo do SIF, existem cerca de mil fiscais federais agropecuários e mais de sete mil agentes de inspeção, que atuam dentro das indústrias, observando as condições higiênico-sanitárias do estabelecimento, a tecnologia aplicada à produção e o cumprimento da legislação.

Esses profissionais atuam em quase quatro mil estabelecimentos registrados no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária (Dipoa/SDA) para atestar que os alimentos produzidos atendem a todos os requisitos sanitários e de boas práticas de fabricação.

Rotina - A inspeção federal é feita em todos os estabelecimentos que recebem, manipulam, industrializam ou armazenam carne, leite, pescado, ovo e mel que são destinados ao comércio interestadual ou internacional, como frigoríficos, laticínios e entrepostos. Os procedimentos de inspeção e fiscalização sanitária aplicados têm o propósito de preservar a inocuidade, identidade, qualidade e integridade dos produtos de origem animal e a saúde e os interesses do consumidor.

Na empresa, os fiscais verificam se os procedimentos estão sendo executados corretamente durante o processo de produção. Se forem detectadas faltas graves, como fraudes ou risco sanitário, a empresa é autuada e o produto, apreendido ou destruído. Em alguns casos, há interdição da linha de produção ou, até mesmo, do estabelecimento.

Conheça a história do SIF

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento