Geral
Nascimento de ovelhas quadrigêmeas surpreende moradores de Cafelândia
O nascimento de filhotes quadrigêmeos de ovelhas surpreendeu os moradores de Cafelândia, no oeste do Paraná. O técnico agrícola Cleiton Zabini nos enviou um e-mail contando o acontecido. Nós fomos até a propriedade conferir de perto o resultado da cria.
Quatro de uma só vez foi muita emoção. A alegria é maior ainda ao saber que são todas fêmeas.
Com chance de serem boas reprodutoras, as ovelhinhas já receberam nome: Loly, Pedrita, Raika e Bebel. Viraram o xodó da região.
A mãe, Fumaça, já tinha dado cria duas vezes antes. Nas duas, nasceram gêmeos. Por isso, ninguém desconfiou de nada. A monta foi natural, a gestação, tranquila, como das outras vezes. A surpresa veio só na hora do parto.
“Nasceram dois e daí o terceiro. Eu falei: ‘vai acabar agora’. Desceu mais outro ainda. Fiquei emocionado, levei até um susto, nunca tinha visto”, conta o tratador José Alves Rezende.
Foi surpreendente também todas terem sobrevivido. Loly foi rejeitada pela mãe, mas José tratou logo de dar mamadeira com leite de vaca e todas estão crescendo fortes.
O segredo para tanta fertilidade ainda é mistério, mas pode estar na alimentação reforçada. As ovelhas da fazenda não comem só pasto.
“A gente geralmente desconfia da parte nutritiva e genética, porque já é um animal que vem de partos de gêmeos. E essa parte da nutrição, como eles são suplementados no cocho, desencadeia a supraovulação dos animais”, diz o veterinário Edilberto Barbosa.
O nascimento de quadrigêmeos em ovinos é incomum, mas não é raro. Ocorre entre 800 a dois mil partos, dependendo da raça da ovelha.
Fonte: Globo Rural