Geral
Projeto da UEL visa diagnóstico diferencial em bovinos
Em janeiro, pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) deram início ao projeto Diagnóstico Diferencial das Encefalopatias dos Bovinos no Estado do Paraná. O objeto de pesquisa é a investigação de ocorrências de diferentes doenças que causam distúrbios encefálicos nos rebanhos de bovinos em território paranaense.
Segundo o médico veterinário Gustavo Rodrigues Queiroz, integrante do projeto, quando os bovinos apresentam sinal neurológico são submetidos diretamente a exames para suspeita de raiva. “O que desejamos com o projeto é apresentar que existem outras doenças que também podem apresentar encefalopatias”.
Está sendo criada uma rede estadual com ampla abrangência geográfica. Para isso, a UEL firmou parceria com outras instituições de ensino superior, alem de integração com o Sistema de Defesa Agropecuária. Parcerias entre a equipe multidisciplinar de pesquisadores da UEL e professores colaboradores de todas as outras instituições paranaenses que oferecem curso de Medicina Veterinária serão estabelecidas. Entre as doenças que podem ser diagnosticadas estão encefalites bacterianas, listeriose e botulismo.
Fonte: Assessoria de Comunicação