Geral
Efapi programa três provas de equinos
No dia 21 de outubro começa em Ponta Grossa a 32ª edição da Exposição Feira Agropecuária e Industrial, e com ela as provas equestres classificatórias às principais competições do circuito. Este ano serão três as provas. Cavalos Crioulo, quarto de milha e muares irão participar. "As provas do cavalo crioulo e do quarto de milha serão classificatórias, e a de muares será uma prova interna", contou o diretor de equinos da Sociedade Rural dos Campos Gerais e responsável pelas provas equestres da Feira, Valmir Kiko Nagagnin.
A prova do cavalo crioulo na Efapi é a chamada credenciadora para a Exposição Internacional de Animais, a Expointer, realizada anualmente
Na Efapi acontece uma das provas credenciadoras. Em cada ciclo - ele começa em setembro e finaliza em julho - acontecem seis delas. "Daqui saem os semifinalistas do Paraná, os quatro melhores machos e as quatro melhores fêmeas. Estes é que disputam na classificatória do "Freio de Ouro"", explica o responsável.
Para participar desta competição são aguardados cerca de 20 cavalos crioulos. Na fase credenciadora três jurados avaliam as características funcionais do animal, como o esbarro, o giro e a submissão de comandos. Já para a exposição morfológica - que avalia o fenótipo do cavalo - mais 50 animais são aguardados. A competição dos crioulos acontece no sábado, dia 24, e no domingo, dia 25, pela manhã.
Prova será classificatória
A competição do cavalo quarto de milha é uma classificatória para a prova que acontece anualmente nos Estados Unidos. No total são seis etapas. A de Ponta Grossa é a terceira delas, outras já ocorreram
Para esta prova - que acontece do dia 23 a 25 de outubro - são aguardados cerca de 150 animais de todo o Brasil. "Criadores de todo o país trazem seus cavalos, mas os que mais participam são os do Paraná, Santa Catarina e São Paulo", adianta Nagagnin.
A prova dos cavalos quarto de milha é avaliada por um juiz credenciado pela Associação Brasileira dos Cavalos Quarto de Milha. "Ele avalia essencialmente a velocidade do cavalo", conta o diretor.
No sábado, dia 23, uma prova tira-teima de três tambores já foi marcada. "Para esta competição não será cobrado o valor da inscrição, e o vencedor ganhará um prêmio de R$ 2 mil", adianta o responsável pelas provas eqüestres da Efapi. Uma prova feminina de três tambores também já está confirmada.
Muares terão prova interna
A competição que irá avaliar as mulas também já está marcada. Ela acontece do dia 23 a 25 de outubro, a partir das 16 horas, no Centro Agropecuário. "Esta é uma prova que visa a valorização do animal", destaca o diretor de eqüinos da Sociedade Rural dos Campos Gerais e responsável pelas provas eqüestres da Feira, Valmir Kiko Nagagnin.
Cerca de 30 animais são esperados para concorrer. A prova começa com a marcha picada, e depois segue com a marcha batida. "Três juízes irão avaliar os melhores. Serão tirados três animais por etapa até chegar a final", explica o diretor.
Todas as competições da 32ª Feira Agropecuária e Industrial contarão com premiações. "Os prêmios corresponderão a 60% do valor das inscrições", conta Nagagnin. Elas deverão ser realizadas até a véspera do evento.
Além das provas, o diretor garante outras novidades quanto aos eqüinos. "Pela terceira vez, a Efapi vai receber o cavalo Bretão", exulta. O cavalo, do município de Teixeira Soares, é hoje o maior cavalo vivo do mundo. "Vai para o livro dos recordes", adianta o responsável pelas provas eqüestres, lembrando que ele estará exposto durante a feira.
Fonte: JM News - Jornal da Manhã..