Geral
Produção de bezerros em alta
Os preços do boi gordo caíram em média 5,1% em relação ao ano passado, mas muitos dos insumos (como sal mineral, fertilizantes e óleo diesel) ficaram em torno de 12% mais baratos. A princípio, esse quadro indica uma melhor rentabilidade da terminação de bovinos, mas os criadores veem a situação um pouco diferente: o preço dos garrotes, que não baixou, está tão alto que a taxa de reposição caiu de 2,5 para 1,74 bezerros por boi gordo. Por outro lado, o panorama se tornou mais interessante para quem produz e muitos terminadores já pensam em fazer o ciclo completo.
A principal atividade pecuária da região de Guarapuava é a terminação - recria e engorda - extensivamente ou em confinamentos. O confinamento, especialmente, sempre foi considerado uma atividade bastante rentável e muito mais viável do que a criação extensiva, por causa do custo regional da terra (o valor de manutenção das pastagens em relação à lucratividade na agricultura).
"Hoje você tem bezerro com 12, 13 meses e 17 arrobas. É só você ter organização na produção. Não compensa esperar dois anos, como é feito em criação extensiva", opinou o produtor de bezerros Cláudio Marques de Azevedo, presidente do Sindicato Rural de Guarapuava.
Fonte: Diário de Guarapuava