1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Mapa credencia Marcos Enrietti para testes de sanidade animal e vegetal


Publicado em: 07/10/2009 12:37 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

 


Diagnósticos para identificar a Gripe Aviária e as doenças de Newcastle e da Vaca Louca poderão ser realizados pelo Centro de Diagnósticos Marcos Enrietti. Vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, este é o mais novo laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura para a realização dos testes.

A coordenadora do Centro, Mara Elisa Gasino Joineau, diz que o credenciamento é a retribuição por dois anos de trabalho, com investimentos em estrutura por parte do governo e a contratação de novos profissionais. Segundo ela, a iniciativa privada paranaense ganha maior independência, com o diagnóstico mais acessível. “O serviço público está sempre atrás da iniciativa privada. Para acompanhar a excelência da agropecuária paranaense, o estado está dando uma resposta, um subsídio, e permite maior agilidade na realização dos diagnósticos”, afirma a coordenadora.

Com uma média atual de 100 mil exames por ano, a expectativa é que a partir de 2010 ocorra um crescimento de cerca de 60%, elevando o número para próximo de 160 mil exames anuais. São realizados testes nas áreas de avicultura, suinocultura e suídeos. “O laboratório é responsável pela certificação de granjas junto ao Programa Nacional de Sanidade de Suídeos. Dependem de exames do laboratório os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, além do Paraná”, afirma Mara.

O Centro de Diagnósticos Marcos Enrietti passa a ser o quarto no país autorizado a realizar exames para doença da Vaca Louca, e o segundo para doença de Newcastle. “Os insumos serão comprados a partir de agora. Acredito que em dois meses o laboratório estará em pleno funcionamento com a nova estrutura”, complementa a coordenadora.

O credenciamento foi assinado no último dia 30, pelo secretário nacional de Sanidade Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, e o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Galeria

Voltar
Top